Senac

Rio Grande do Sul

Artigo

Aprender uma língua transforma a vida

por Michele Bolsoni Saliba da Costa - Docente Idiomas

A comunicação entre os seres humanos acontece de várias formas: por meio de ilustrações, por exemplo como as pré-históricas encontradas em cavernas; através de símbolos, utilizados em línguas contemporâneas; e muitos outros meios de expressão que usamos para comunicar nossos sentimentos, desejos, pensamentos, música, pinturas, dança e outros meios artísticos.

 

Porém, ao falarmos em comunicação normalmente pensamos numa língua. Para nós o português, na Argentina o espanhol, nos Estados Unidos o inglês. Estima-se que hoje existam 6,5 mil línguas faladas no mundo e que cerca de 60% da população mundial são fluentes em mais de duas línguas. Mas o que leva uma pessoa a aprender uma nova língua? As razões são inúmeras; familiar, quando um dos membros da família tem uma língua materna diferente e deseja passar esse conhecimento aos seus descendentes. Na profissão escolhida é interessante ou até mesmo mandatório o domínio de outro idioma. E muitas vezes a pessoa é levada pela curiosidade, pelo simples desejo de aprender.

 

Aprender uma nova língua é um desafio, que pode ser um dos mais enriquecedores na vida de alguém. Ao estudar esse novo idioma, aprende-se também uma nova cultura, portas abrem-se para um novo mundo. Além disso existem outros benefícios: cientistas descobriram que, ao aprender uma nova língua são criadas nova ligações no cérebro, o que reduz o risco de doenças como Alzheimer e, também, melhora o nível de concentração e compreensão.

 

Durante a caminhada do aprender, pode-se descobrir muitas habilidades que estavam escondidas, fazer novas amizades e descobrir um mundo novo. É uma jornada emocionante e gratificante que pode mudar sua vida.

 

Serviços da escola
Serviços do Senac-RS
Acessos
Serviços
Institucional
Contato
Top of mind 2018
Top de marketing ADVB 2018
Great Place to Work 2018
Top Ser Humano 2018
Melhores em Gestão 2018