Senac

Rio Grande do Sul

Artigo

O educador profissional

por Gustavo Melo - Gustavo Melo é Professor de Marketing Digital, Administração e Negócios. Consultor e palestrante na área de marketing, inovação e tecnologia. Graduado em Marketing pelo Senac-RS, MBA em Gestão de Vendas pela ESPM e cursa MBA em Marketing Digital. Integrou missões ao Vale do Silício (EUA), Hamburg Messe (Alemanha) e Ambiente logístico da UE (Holanda), Startups e Inovação Canadá (Quebec, Toronto, Montreal), Congresso Internacional de Negócios com foco em Big data(Colômbia e Panamá).

O trabalho como educador na educação profissional e de negócios, onde corriqueiramente o estudante inicia a jornada acadêmica após um longo dia de trabalho, tem seus desafios para o educador. Especialmente para o educador que também é um profissional do mercado durante o dia e atua no ensino no turno inverso, como em meu caso.

Entretanto, há momentos especialmente recompensadores, o desenvolvimento do estudante em um novo profissional de mercado é um destes momentos. O estudante torna-se um colega de profissão e por vezes há, inclusive, a oportunidade de atuação conjunta.

São oportunidades únicas como estas, que tornam tão especial e importante, a atividade docente na área profissional e de negócios.

Recentemente, pude acompanhar de perto o desenvolvimento e aprimoramento de alguns novos profissionais de marketing digital, no mercado, onde pude, sinceramente desenvolver novos parceiros de área e não apenas novos alunos.

Porém, o carinho dispensado ao educador ainda constitui uma ferramenta fundamental na motivação diária deste profissional na sua atuação, guardando um nível de importância muito relevante. Ninguém trabalha de graça, a não é objetivo deste artigo valer-se de uma imagem de monge religioso, mas talvez, tão importante quanto a remuneração, seja esta admiração e respeito.

Infelizmente a realidade brasileira ainda está longe disso. Pesquisa da Varkey Foundation em 2018, mostra que o Brasil caiu para a última posição no ranking de status do professor e a última pesquisa que me recordo sobre a preocupação dos brasileiros, a educação estava apenas na posição sétima posição, de dez possíveis, sendo a décima a última do ranking e para piorar, ocupamos a sexagésima quinta (65ª!) posição do ranking do PISA - Programa Internacional de Avaliação de Estudantes da OCDE.

Por este motivo, é especialmente recompensador ver alunos esforçados e buscando melhorar e entregar cada vez mais performance e resultados nas suas atividades acadêmicas e profissionais.

Na data de ontem, pude tangibilizar parte do impacto que os educadores trazem a vida de nossos alunos, ao receber este mimo de uma aluna, gestora de e-commerce pude ver na prática o quanto pequenos gestos podem mudar nossas vidas. Minha missão é mudar vidas, qual é a sua ?

Serviços da escola
Serviços do Senac-RS
Acessos
Serviços
Institucional
Contato
Top of mind 2018
Top de marketing ADVB 2018
Great Place to Work 2018
Top Ser Humano 2018
Nós apoiamos o Pacto Global
Melhores em Gestão 2018