Senac

Rio Grande do Sul

Artigo

A Enfermagem Cirúrgica

por Chrystian Fogaça Antunes - Enfermeiro, Especialista em UTI Coronariana e Hemodinâmica

Realizar uma cirurgia é para muitas pessoas momento de tensão e medo, principalmente relacionados às complicações que podem ocorrer durante a cirurgia. Pensando nisso, buscamos formar um profissional de enfermagem capacitado tecnicamente e humano, buscando atender todas as demandas do momento Peri operatório.

O momento Peri operatório apresenta três principais períodos, que são o pré-operatório, o transoperatório e o pós-operatório. O período pré-operatório corresponde a tudo o que acontece antes da cirurgia, desde o preparo físico e psicológico do paciente, a internação e os cuidados de enfermagem realizados antes da cirurgia. O transoperatório diz respeito a tudo o que acontece durante a cirurgia em si, momento em que o paciente é levado ao centro cirúrgico pela equipe de enfermagem e lá recebe todos os cuidados necessários. O pós-operatório inicia-se ainda no centro cirúrgico na unidade de recuperação pós-anestésica, local onde permanecerá até estar em condições de voltar para o quarto.

Assim que em condições, a enfermagem buscará seu paciente e lhe prestará todos os cuidados necessários à sua recuperação anestésica e cirúrgica, de acordo com as prescrições do médico e do enfermeiro responsável. Participam ainda do Peri operatório todos os cuidados relacionados à limpeza e esterilização de materiais necessários aos procedimentos cirúrgicos, realizados na Central de Material e Esterilização (CME). Os recursos humanos da CME são formados por uma equipe de enfermagem altamente especializada, a qual não entra em contato com o paciente, mas dispensa total cuidado no processamento do instrumental cirúrgico e demais materiais de toda a instituição hospitalar.

Quando temos uma equipe qualificada em todos os períodos que envolvem a cirurgia, com certeza teremos bons resultados na assistência de enfermagem prestada ao paciente. Uma das formas mais eficazes de se manter uma equipe qualificada é a educação continuada realizada pelos enfermeiros líderes de equipe e coordenada pelos setores de treinamento e desenvolvimento das instituições. Cabe ressaltar que todas as ações devem ser padronizadas e estarem em consonância com o que há de mais novo em segurança do paciente.

Chrystian Fogaça Antunes

Especialista em UTI Coronariana e Hemodinâmica

Enfermeiro – COREN/RS 432.820

 

Serviços da escola
Serviços do Senac-RS
Acessos
Serviços
Institucional
Contato
Top of mind 2018
Top de marketing ADVB 2018
Great Place to Work 2018
Top Ser Humano 2018
Melhores em Gestão 2018