Senac

Rio Grande do Sul

Artigo

O futuro nos espera

por Luis Soledade - Professor de Informática do Senac Tramandaí

O futuro é incerto e, portanto, desafiador. Não sabemos o que nos aguarda quando dobrarmos a esquina. Por isso, muitos de nós levantamos todos os dias para descobrir o que nos aguarda mais adiante na estrada! Quando Steve Wozniak visitou o Rio Grande do Sul nos idos de 2017, foi saudado por uma enxurrada de aplausos e pela voz inconfundível de Freddie Mercury ecoando no auditório enquanto cantava We Will Rock You. O cantor do Queen era ouvido a partir de um aparelho da Apple, empresa que Wozniak ajudou a fundar anos atrás com Steve Jobs. Aquela união de culturas e gerações ocorrida em solo gaúcho, onde o pensamento desconcertante e a presença marcante de Wozniak andavam de mãos dadas com a música e a melodia digitalizadas dos músicos britânicos, somente foi possível graças as coisas que a tecnologia nos proporciona!

Em sua fala, Wozniak nos disse as razões que o fazem levantar todos os dias trazendo que o mais importante é ter uma paixão. “Com 10 anos decidi que minha paixão seria computador, mesmo que na época não existissem livros e revistas sobre o assunto, assim como nenhuma forma de aprender sobre isso”, relatou. Se sua paixão é a tecnologia como é a de Wozniak, a música como foi a de Mercury, a educação como é a de muitos professores, a medicina como é a de vários médicos, entre outras tantas, é importante viver esta paixão! Essa é a mensagem que fica!

Para celebrar paixões pela tecnologia poderíamos ter escolhido diversos momentos nos quais ela ganhou corpo e significado para que fosse marcado o Dia da Informática. Mas, um em particular é até hoje inspiração para todos, inclusive para Wozniak: o dia em que surgiu o ENIAC! Foi o momento em que John Eckert e John Mauchly apresentaram ao mundo a primeira máquina capaz de realizar cálculos de forma eletrônica, dia 15 de agosto 1943, surgia o primeiro computador! O nome complicado do aparelho, ENIAC - Electronic Numerical Integrator and Computer (em português, Computador Integrador Numérico Eletrônico), só era superado pelo seu tamanho, quantidade de peças e consumo de energia.

O tempo foi passando, esquinas foram sendo cruzadas e aqui estamos. Para todos os lados vemos tecnologia. São notebooks, tablets e smartphones, carros e aviões inteligentes, a robótica auxiliando em cirurgias, inteligência artificial nascendo, a educação acontecendo por meio de redes de fibras óticas, um sem fim de inovações e avanços que não param de chegar, de acontecer, de se suceder.

O futuro nos espera! Não sabemos o que encontraremos lá. Mas, queremos muito saber. Somos inquietos como Wozniak e Mercury, somos inovadores como Eckert e Mauchly. Somos o que somos e por isso avançamos!

Serviços
Institucional
Contato
Top of mind 2018
Top de marketing ADVB 2018
Great Place to Work 2018
Top Ser Humano 2018
Nós apoiamos o Pacto Global
Melhores em Gestão 2018
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade para melhorar sua experiência em nossos sites e personalizar a entrega de conteúdo do seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com essas condições.