Senac

Rio Grande do Sul

Artigo

É importante saber lógica de programação?

por Marcial P. de Siqueira - Docente dos cursos de Tecnologia da Informação do Senac Ijuí e Senac Cruz Alta

É importante saber lógica de programação? Se pensarmos que tudo que fazemos segue uma sequência lógica, sim, é importante e vamos descobrir o porquê. Para um melhor entendimento de “Lógica de Programação”, podemos dizer que lógica é o modo de raciocinar coerente, que expressa uma relação de causa e consequência, raciocínio e método. Já a programação é a ação.

Não percebemos, mas acontece em nosso dia a dia e, se pararmos e analisarmos, vamos tomar consciência de que nossas ações são consequências de uma série de outras ações, que resultam em uma atitude final. Podemos pensar em nosso churrasco de domingo: quando nos perguntam como comemos o churrasco, a maioria de nós responderia que, aos domingos, assa a carne na churrasqueira e serve à mesa para sua família. Contudo, se abrirmos esse processo, vamos encontrar muito mais ações que nos levaram a uma consequência, um resultado final.

Essa sequência de ações, em uma lógica de programação, poderia ser explicada da seguinte maneira: ao acordar, levantar da cama, fazer a higiene; após fazer a higiene, ir ao mercado comprar a carne; após voltar do mercado, salgar a carne; após salgar a carne, espetar a carne; após espetar a carne, fazer o fogo na churrasqueira; após fazer o fogo na churrasqueira, colocar a carne espetada na churrasqueira; após colocar a carne, cuidar e girar os espetos para não queimar; quando a carne estiver pronta, tirar os espetos de carne da churrasqueira; após colocar a carne em uma gamela; após levar até a mesa e servir, aí sim comer a carne com a família.

Esse processo pode ser ainda mais detalhado, mas são tão naturais em nosso cotidiano que não os percebemos. Porém, quando falamos em programação, os detalhamentos dos processos são muito importantes e necessários, pois o computador precisa de instruções para que realize seus processos.

Aí está a importância da Lógica de Programação, que será a sequência coesa de instruções voltadas para resolução de um problema, na criação de algum software ou aplicativo. Logo, se quisermos desenvolver um jogo, aplicativo, ou uma ação por meio de códigos, vamos precisar manipular sequências para chegar a um objetivo final.

Ao pensamento lógico e à sequência de passos, damos o nome de Lógica de Programação. É ela quem nos dá o suporte necessário para executarmos o processo mais básico no desenvolvimento, na criação do algoritmo. Em outras palavras, precisamos compreender como tudo vai acontecer para, aí sim, chegar a um objetivo final.

Após ter um conhecimento de Lógica de Programação, as linguagens de programação farão mais sentido. Cada linguagem de programação tem suas peculiaridades, sua síntese, os seus tipos de dados. Contudo, a lógica por trás de todas será a mesma.  Em outras palavras ainda, dominar a Lógica de Programação é a porta inicial para um programador.

Serviços da escola
Serviços do Senac-RS
Acessos
Serviços
Institucional
Contato
Top of mind 2018
Top de marketing ADVB 2018
Great Place to Work 2018
Top Ser Humano 2018
Nós apoiamos o Pacto Global
Melhores em Gestão 2018
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade para melhorar sua experiência em nossos sites e personalizar a entrega de conteúdo do seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com essas condições.