Senac

Rio Grande do Sul

Artigo

Coaching: o que é?

por Elenice Pazetto - Psicóloga, Consultora, Coach e professora do Senac Santana do Livramento

A palavra coaching vem da palavra inglesa "coach" e significa treinador. Esse treinador tem o objetivo de encorajar e motivar o seu cliente a atingir um objetivo, ensinando novas técnicas que facilitem seu aprendizado. O conceito de coaching surgiu nas universidades norte-americanas para definir um tutor particular. O coaching preparava os alunos para exames de determinada matéria. Com o tempo, passou a ser usada também para se referir a um instrutor ou treinador de cantores, atletas ou atores.

O trabalho de coaching inicia-se criando uma meta desejada pelo cliente, e essa meta pode abranger as mais diversas áreas e, normalmente, existe um tempo determinado para esse objetivo ser atingido e tem como finalidade ajudar profissionais de qualquer área a maximizar seu potencial e trazer mais resultados para sua empresa ou para o próprio desenvolvimento do seu trabalho.

O coaching é o processo de equipar as pessoas com as ferramentas, o conhecimento e as oportunidades que precisam para se desenvolver e se tornar mais efetivas e eficazes. Os coaches (profissional) não desenvolvem pessoas, apenas dão condições para que elas se autodesenvolvam. Eles atuam como um estimulador externo que desperta o potencial interno de outras pessoas, usando uma combinação de flexibilidade, insight, perseverança, estratégias, ferramentas pautadas em uma metodologia e, então, o Coach (profissional) acompanha seu Coachee (cliente), demonstrando o interesse genuíno para apoiar os seus clientes de Coaching (Coachees) a acessar seus recursos internos e externos e, com isso, melhorar seu desempenho. O coach fornece apoio, encorajamento e ajuda na conquista de habilidades para a vida diária. Fornece diretrizes, feedback e orientação para assegurar um bom desempenho.

O coaching consiste num relacionamento entre o coachee e o coach, em que ambos colaboram para atender às necessidades do coachee. O conteúdo a ser trabalhado é dado por ele que é, então, guiado e apoiado para efetuar as mudanças desejáveis em um ou mais setores de sua vida, levando a uma vida mais gratificante e equilibrada.

O Coaching é uma ferramenta flexível e pode ser adaptada a qualquer nicho, sendo que o Coach pode atuar como: Coach de Negócios, Coach de Carreira, Coach Pessoal, Coach de Aposentadoria, Coach de Relacionamentos, Coach de Planejamento de Vida, Coach de Vendas, Coach de Equipe, Coach Financeiro, Coach de Prazer, Coach de Liderança, Coach Executivo, Coach de Emagrecimento, entre outros.

O Coaching tem como principal objetivo desenvolver pessoas, levando-as rapidamente a resultados altamente positivos. Além do alcance de metas, o Coaching pode proporcionar de acordo com as necessidades de cada indivíduo uma série de benefícios, como:

- Aumenta e estimula o autoconhecimento;
- Desenvolve competências e potencializa o crescimento pessoal e profissional;
- Aumento da autoestima e da autoconfiança;
- Expansão do potencial criativo;
- Estímulo intelectual;
- Diminuição dos níveis de estresse;
- Maior clareza para definir metas e traçar objetivos;
- Maior discernimento e capacidade para tomada de decisões;
- Melhoria significativa nos relacionamentos interpessoais;
- Aumento na capacidade de gerenciar conflitos;
- Desenvolvimento da inteligência emocional;
- Melhora na comunicação e na capacidade de influenciar pessoas;
- Redução de resistência às mudanças;
- Satisfação pessoal e aumento no nível de determinação e vitalidade;
- Melhor equilíbrio entre a vida pessoal e a vida profissional;
- Melhoria na qualidade de vida.

Coaching é equivalente a resultado. A maior vantagem do processo de Coaching é a agilidade com que ele ocorre e a rapidez dos resultados. Portanto, normalmente, tem um ótimo custo benefício já que as mudanças acontecem em tempo recorde. É um processo com início, meio e fim e que, no entanto, não se restringe a levar o cliente a atingir objetivos específicos.

O Senac está disponibilizado o curso Certificação em Coacjing Profissional, que é destinado às pessoas e aos profissionais que desejam desenvolver os seus potenciais de eficiência e profissionalismo em coaching. Tem o objetivo de formar coaches profissionais para atuar em áreas como liderança, carreira, vendas, relacionamentos, comunicação, propósito pessoal, equilíbrio e qualidade de vida.

Elenice Pazetto
Psicóloga, Consultora e Coach.

Serviços da escola
Serviços do Senac-RS
Acessos
Serviços
Institucional
Contato
Top of mind 2018
Top de marketing ADVB 2018
Great Place to Work 2018
Top Ser Humano 2018
Nós apoiamos o Pacto Global
Melhores em Gestão 2018
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade para melhorar sua experiência em nossos sites e personalizar a entrega de conteúdo do seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com essas condições.