Senac

Rio Grande do Sul

Artigo

Liderança e o Recrutamento e Seleção

por Henrique Canfield - Docente do Senac Gestão & Negócios

Hoje, durante o processo de recrutamento e seleção, o candidato é contratado pelo conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes. Algumas empresas já adicionaram a importância dos valores e espiritualidade na hora de recrutar, porém a grande maioria é demitida pelos seus comportamentos e pelo relacionamento com os demais colegas.

Uma outra parcela pede demissão do seu chefe e não da empresa, por não ver seu líder como referência. Vejo muitos líderes preocupados em serem bons chefes, tentando oferecer aquilo que seus liderados querem e não aquilo que realmente eles precisam para se tornar pessoas e profissionais melhores. Acredito que a liderança nas organizações é fator primordial para o desenvolvimento das tarefas, atingimento de metas, melhoria contínua da equipe e a diminuição do turnover. De forma bem simples, liderança é ter capacidade de influenciar as pessoas de forma positiva para trabalharem motivadas visando os mesmos objetivos. O líder deve estar empenhado em servir seus liderados, saber dar feedbacks, alinhar comportamentos que convergem aos valores da empresa, motivar e orientar através da disciplina e do exemplo.

Liderança não é cargo e sim comportamento que o líder tem a frente de sua equipe e colegas de trabalho. Um bom líder deve liderar por meio do seu caráter, da sua inteligência emocional e deve saber se relacionar com todos no ambiente organizacional. Concluo dizendo que um líder eficaz deve desenvolver novos líderes. “Não há pelotões fracos- apenas líderes fracos” (General William Creech).

 

Serviços da escola
Serviços do Senac-RS
Acessos
Serviços
Institucional
Contato
Top of mind 2018
Top de marketing ADVB 2018
Great Place to Work 2018
Top Ser Humano 2018
Melhores em Gestão 2018