Senac

Rio Grande do Sul

Artigo

Marketing e o Marketing Multinível

por Giselda Regina Farias de Castro - Docente do Senac Floresta

 

Realizando uma reflexão sobre as tendências atuais no Marketing, vamos abordar sobre a forma de marketing que mais cresce no mundo e que, nos últimos anos, tem tido um crescimento muito expressivo, no Brasil, levando alguns especialistas contemporâneos em economia  a darem mais atenção.

Podemos conceituar o Marketing como um conjunto de estratégias adotadas pelas empresas para identificar, suprir e satisfazer as necessidades dos consumidores e os objetivos organizacionais.
As empresas possuem à sua disposição diversas formas de marketing para divulgarem seus produtos, serviços e marcas.

Estamos falando do MRR (Marketing de Relacionamento Responsável) mais conhecido popularmente como Marketing Multinível tradução do inglês Multi Level Marketing.

Mas afinal, o que é isso? Como funciona? Para que possamos entender melhor o conceito de Marketing Multinível decidimos contar, neste artigo, que a criação do Marketing Multinível é atribuída ao empresário americano Carl Rehnborg quando, em 1941, o primeiro plano de comissões para diferentes níveis foi implantado em sua empresa.

Durante este mesmo período, algumas pessoas e empresas se aproveitaram do desenvolvimento do sistema de marketing em rede e desenvolveram o esquema em pirâmide. Este tipo de esquema é facilmente confundido com o Marketing multinível, pois possui uma estratégia bem parecida, porém a diferença essencial é que o multinível é uma ferramenta de negócios com o fim de comercializar produtos ou serviços, devidamente registrados em seus órgãos competentes, diferentemente do sistema em pirâmide, que é baseado apenas em recrutar pessoas com o intuito de movimentar dinheiro.

O Marketing multinível é um sistema de distribuição de bens, produtos ou serviços, que vai do fabricante diretamente para o consumidor, através de uma rede de distribuidores independentes.
Neste sistema de marketing não existem atacados ou varejos entre a fábrica ou serviço e o consumidor final. O único intermediário é o distribuidor, que poderá ser uma pessoa física ou jurídica, sem vínculo empregatício com a empresa. Este método reduz os custos e aumenta a margem de lucro da empresa.

Esta metodologia, além de reduzir os gastos de distribuição, devido a ausência de intermediários, tem os gastos de publicidade reduzidos, pois os próprios distribuidores encarregam-se de divulgar os produtos e a marca.

A inexistência de vínculo empregatício reduz o número de funcionários necessários ao funcionamento da empresa, sendo assim mais um fator de redução de custo. Agregado a todos estes fatores, parte do lucro da empresa é dividido aos seus distribuidores através de seus planos de bônus. O distribuidor (que deverá estar cadastrado e regularizado na empresa) tem o direito de indicar outras pessoas à empresa. Quando este distribuidor realiza a indicação e o cadastro de outros distribuidores gera uma “organização” ou “rede de distribuidores” (ou consumidores) que irão gerar as comissões em diferentes níveis.

O empreendedor de marketing de rede, que trabalha como empresário autônomo, e representa uma determinada companhia divulgando seu produto, ou serviço e a oportunidade de negócio oferecida pela empresa, também é responsável em treinar novos recrutas.

Concluindo, sobre esta matéria, o marketing multinível é uma ferramenta de trabalho que consiste na expansão comercial da empresa/indústria fabricante, ou responsável pelo desenvolvimento do produto.

O distribuidor ou o empreendedor divulga os produtos através do seu network. Pessoas vão convidando outras pessoas a aderirem a este novo tipo de empreendimento.

Além dos aspectos apresentados, esta nova modalidade de “network marketing” permite aos novos empreendedores (ou distribuidores) realizar palestras para o público em geral e criar novos relacionamentos proporcionando-lhes um novo de estilo de vida, pois os mesmos passam a auferir grandes lucros, sendo os seus próprios empregadores, com baixo investimento na adesão do negócio.

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