Senac

Rio Grande do Sul

Artigo

Planejando a prevenção

por Humberto Sergio Ariza Flores - Docente do Senac Floresta

É uma pena que na maioria das vezes seja preciso viver muitos anos para descobrir  determinadas coisas que são essenciais para a realização e para a vida. Ao mesmo tempo,  não podemos deixar de dar valor à beleza do caminho que nos leva a determinadas  descobertas, pois sem ele talvez as descobertas fossem banais e a vida não teria um “depois” 
para enchê-la de graça. Na verdade, o que desejo é encontrar uma forma de dizer às pessoas o quão importante é  viver uma profissão para a realização de outros e o quanto isso significa pela quantidade de  horas que dedicamos a descobrir para o que, de fato, serve aquilo que temos conhecimento. De tudo o  que já fizeram no mundo, creio que uma das piores coisas foi transformar trabalho em apenas uma forma de ganhar a vida. Vejo que pouca gente se dá conta de como tratam mal um terço dos seus dias quando trabalham apenas por trabalhar. Vejo isso, também, na loucura desenfreada da cobrança por cursos e mais cursos, ao mesmo tempo, organizações patinando ao enfrentar problemas simples, cujas soluções passam em um espaço que está distante da mera teoria. Talvez fosse melhor que aqueles que aprendem a curar, curassem; que aqueles que aprendem a construir, construíssem; e que aqueles que aprendem a prevenir, prevenissem. 

Quantos de nós que, hoje atuam na área de prevenção, de fato  atuam, pelo menos parte significativa de nosso tempo, na prevenção? Prevenir quer dizer  chegar antes, antecipar-se. Na prática seria pensar na realização de algo e simultaneamente  nas formas de evitar que tal realização possa causar danos às pessoas. No entanto,  seguimos chamando de prevenção outro tipo de ação e, muitas vezes, aceitamos ainda fazer  parte do coro daqueles que afirmam que as coisas são assim mesmo e pronto, que o  acidente faz parte da natureza humana. Talvez se parássemos para pensar, por exemplo, no  que quer dizer a “antecipação” nos milhares de PPRAs que fazemos, surgisse uma luz técnica em nossas vidas e deixaríamos de ter que acotovelar a produção e agir contra aquilo que define a relação empresarial: o lucro.  Se não corrigirmos o primeiro inibidor da arte de  prevenir ficaremos repetindo as mesmas coisas, assistindo aos mesmos problemas e  dedicando tempo à invenção de desculpas para aquilo que não muda. Creiam, a prevenção  do momento tem e sempre terá sua importância, mas será sempre conflitante, cara e  desgastante para todos. Um dia destes teremos que chegar à arte de prevenir. Sem isso não  teremos avanços maiores e os resultados seguirão se repetindo bem como as desculpas. E é  o que mais ouvimos, desculpas e mais desculpas.   Um dia destes vamos ter que começar a formar também profissionais que saibam planejar  prevenção junto com os que jamais deixaram de ser inspetores ou supervisores de  segurança. Assim, poderemos incorporar a prevenção no planejamento de cada ação atuando para que a segurança seja algo intrínseco. O que hoje chamamos de prevenção e o que vemos mais habitualmente nas organizações é apenas uma parte da prevenção. Como poderia ser diferente mudar gradativamente a nossa forma de atuar dedicando parte do tempo as ações de campo, mas também à análise das causas mais sutis dos acontecimentos. Certamente, não estaríamos fazendo qualquer nova descoberta, apenas avançando na  direção de algo mais completo e eficaz. É importante que tenhamos consciência de que a  prevenção precisa avançar em termos técnicos já que a insistência no modelo atual tem  causado perdas as organizações, aos trabalhadores e um desgaste imenso aos especialistas.  Que cada um de nós comece a pensar nisso, que em nossos eventos seja esse um assunto  prioritário. Precisamos caminhar na direção de formar pessoas, reavaliar atuações e criar  novas diretrizes na arte de prevenir, atuando para que a prevenção entre sempre pela porta  da frente das organizações e seja parte das gestões. Tenho convicção de que a prevenção,  assim, será finalmente compreendida e assimilada. Com isso todos ganharemos.

 

 

Serviços da escola
Serviços do Senac-RS
Acessos
Serviços
Institucional
Contato
Top of mind 2018
Top de marketing ADVB 2018
Great Place to Work 2018
Top Ser Humano 2018
Melhores em Gestão 2018