Senac

Rio Grande do Sul

Artigo

A Logística no nosso dia a dia

por Marcelo Ribas Simoes Pires - Docente do Senac Floresta

Algumas coisas só são percebidas quando nos damos conta que já terminaram. É o caso dos produtos de primeira necessidade que já estão em falta no mercado brasileiro por conta de desabastecimentos causados por eventuais greves da classe rodoviária. Mas isso é apenas o começo, pois a escassez poderá se estender para produtos essenciais no nosso dia a dia como gasolina, comida e água. Mas o que é tudo isso? Isso é logística, ou a falta dela no caso.

Você já imaginou como um hortifrutigranjeiro, ou uma caixa de sabão em pó chega até sua casa? Aquele sapato ou vestido maravilhoso, como chegou até a loja? E as compras pela internet, como funcionam? Isso é logística também. Mas o que é logística? Segundo o “Council of Logistics Management”: a Logística pode ser definida como sendo “o processo de planejamento, implementação e controle do fluxo e armazenamento eficiente e econômico de matérias-primas, materiais semi-acabados e produtos acabados, bem como as informações a eles relativas, desde o ponto-de-origem até o ponto-de-consumo, com o propósito de atender às exigências dos clientes”. Palavras e conceitos bonitos, mas para que tudo isso serve mesmo?

Logística é planejamento acima de tudo, onde saber conhecer a oferta e demanda de mercado é primordial ao profissional dessa área, pois quando o marketing promete a logística entrega. Mas por falar em promessas, a ferramenta de marketing que tem sua base nos quatro P’s, (Produto, Preço, Praça e Promoção), lá são feitos longos estudos em cima do assunto para atender os desejos e necessidades para satisfação de seus clientes. Saber como lhes será entregue o que foi prometido no pedido: seja via modal rodoviário, aéreo, marítimo, ferroviário, ou ainda, o dutoviário, no caso do petróleo que é transportado por dutos até uma refinaria.

Entender e satisfazer seus clientes não é fácil nos dias de hoje, é quase como adivinhar-lhes os pensamentos, então, ter o melhor produto, o melhor atendimento, mas não cumprir com a promessa do contrato de entrega no tempo e hora certa é jogar fora todo um esforço de planejamento que começara antes de como satisfazer sua clientela, entregando-lhes aquilo que foi prometido, e nada disso funcionará, se houver uma logística descomplicada. 

Serviços da escola
Serviços do Senac-RS
Acessos
Serviços
Institucional
Contato
Top of mind 2018
Top de marketing ADVB 2018
Great Place to Work 2018
Top Ser Humano 2018
Melhores em Gestão 2018