Senac

Rio Grande do Sul

Artigo

Água: Sentiu falta?!

por Nubia Cristina Ilustre de Souza - Docente do Senac Floresta

Uma preciosidade, algo insubstituível, o que nos hidrata e nos dá vida. O que você tem a dizer sobre isto? Não vale falar “é impossível viver sem”, pois só o que se ouve por aí é esta “fabulosa” frase.

Os problemas gerados pela falta de água e também os ocasionados pelo excesso dela, são observados com frequência. Pois bem, o que fazer quando chove demais? A água não tem mais para onde escoar, os bueiros, conhecidos por bocas de lobo, viraram lixeiras, e o pouco que resta de vegetação e solo nas grandes cidades, o governo e até mesmo a população, conseguem desmatar ou concretar tudo.

Atualmente, estamos vivendo uma situação difícil e precisamos reverter este problema o quanto antes. Devemos começar pela conscientização das pessoas, mostrar para elas o quão fácil é economizar, armazenar e reutilizar a água. Há várias maneiras de fazer isso. Apenas devemos ter iniciativa, força de vontade e, literalmente, colocar a mão na massa.
Existem vários projetos a respeito do assunto água, como por exemplo, maneiras de armazenar a água utilizada na máquina de lavar roupas, assim como implantar um sistema de captação de água da chuva e também formas de fazer a água do banho parar na descarga do banheiro. Medidas simples, que além de economizar água, irá contribuir para o bolso no fim do mês.

Outro grande modo de ajudarmos o meio ambiente é colocando o lixo na lixeira e não na boca-de-lobo ou nos rios e riachos. Mais uma medida simples, que se paga no final, é a instalação de torneiras com temporizadores ou uma vazão menor, e ainda trocar as velhas calçadas de basalto e granito por pisos intertravados, ou seja, aquela que é feita com blocos de concreto que se encaixam. Por sinal, estas já podem ser vistas em muitos estabelecimentos e residências e permitem que a água das chuvas sejam absorvidas, penetrando no solo.

Então, você será capaz de adotar algum destes meios para evitar futuras consequências, onde a falta de água será a principal vilã? É simples, faça sua parte, contribua com a natureza, para que no final desta história você possa responder: “Consegui, fiz a diferença. Ainda há água potável no planeta”. 

Serviços da escola
Serviços do Senac-RS
Acessos
Serviços
Institucional
Contato
Top of mind 2018
Top de marketing ADVB 2018
Great Place to Work 2018
Top Ser Humano 2018
Melhores em Gestão 2018