Senac

Rio Grande do Sul

Artigo

Foco nas pessoas

por Sérgio Gualdi Ferreira da Silva Filho - Docente do Senac Floresta

As mudanças no cenário competitivo exigem, cada vez mais, um olhar diferenciado sobre as pessoas, molas mestras e impulsionadoras de qualquer organização. Sabe-se que o desempenho de qualquer empresa é o somatório dos desempenhos individuais de cada um de seus colaboradores, o que, obviamente, faz emergir a seguinte afirmativa: bons profissionais geram bons resultados! Contudo, gerir pessoas nunca foi tarefa fácil, e hoje é ainda mais difícil extrair o que cada colaborador tem de melhor.

As empresas e seus respectivos gestores devem proporcionar um ambiente saudável e motivador, destacando a importância do trabalho em equipe e estabelecendo uma cultura alicerçada no modelo ganha-ganha. Não é raro ver pessoas de setores diferentes em uma guerra de poder onde não há vitorioso. Muito pelo contrário: nestes casos quem perde é a empresa. Gestores e colaboradores precisam entender, de uma vez por todas, que todos, sem exceção, partilham do mesmo objetivo: gerar resultado positivo!

Pessoas proporcionam diferenciação! Quando se fala em vantagem competitiva e em entrega de um valor único para os clientes – quando uma organização implementa uma estratégia que a concorrência não consegue copiar ou acha custosa demais para imitar –, fala-se também na configuração de um modelo de negócio cuja consecução da missão é realizada por um conjunto de colaboradores com competências (conhecimentos, habilidade e atitudes) complementares e essenciais para a obtenção de tal vantagem. Pessoas criam ambientes favoráveis; pessoas pensam em estratégias e as colocam em prática; pessoas realizam pesquisas e transformam informação em conhecimento; pessoas atendem outras pessoas (clientes internos e externos), satisfazendo necessidades.

Não existe receita de bolo para a implementação de uma metodologia adequada de gestão de pessoas. Cada organização possui características singulares em virtude de seu arranjo de colaboradores: seres humanos únicos, dotados de competências peculiares que, quando combinadas, criam um contexto próprio. É isso que torna cada empresa verdadeiramente única. Com essa realidade, deve-se ressaltar que a alta administração tem a árdua tarefa de mapear competências e colocar as pessoas certas nos lugares certos para que tenham condições de contribuir da melhor maneira possível para o sucesso do negócio.

 

Serviços da escola
Serviços do Senac-RS
Acessos
Serviços
Institucional
Contato
Top of mind 2018
Top de marketing ADVB 2018
Great Place to Work 2018
Top Ser Humano 2018
Melhores em Gestão 2018