Senac

Rio Grande do Sul

Artigo

Contraturas Musculares e o frio

por Alequissandro Souza de Almeida - Massagista e Orientador de Educação Profissional do Senac Centro Histórico

Com a chegada do frio, é comum sentirmos mais dores no corpo, dores musculares e outros desconfortos. As dores podem ser causadas, principalmente, pelas contraturas. Estas normalmente ocorrem quando o músculo ou grupo muscular se contrai de maneira incorreta e não volta ao seu estado normal de relaxamento. As causas dessas dores podem ser diversas e, nem sempre é simples saber o verdadeiro motivo. Sabemos que quando sentimos frio, o corpo responde a esse processo com contrações involuntárias, como uma forma de proteção. Isso ocorre porque os vasos periféricos precisam se contrair para mandar sangue às regiões mais interna do corpo, mantendo assim a temperatura em equilíbrio.

Mas como aliviar essas tensões tão comuns nessa época do ano?
Existem várias formas e receitas conhecidas por todos para espantar o frio e até mesmo ajudar a aliviar estas tensões. Quem nunca arriscou um palpite ou deu uma dica? Difícil não lembrarmos daquela receita da vovó: o tão famoso escalda pés e um bom chazinho quente. Este é um dos métodos mais usados quando dispomos de um tempinho após um dia frio de trabalho. Porém, como nem sempre temos este tempinho, a velha bolsa de água quente aquecida no microondas pode ajudar a relaxar e aquecer.
O calor promove a vasodilatação (dilatação dos vasos sanguíneos), melhorando a nutrição e elasticidade dos músculos e articulações. Isso ocasiona, por consequência, a diminuição da rigidez nessas áreas promovendo um relaxante muscular e aliviando a dor momentaneamente. Mas isso não trata e não cura a região afetada. Como na maioria das vezes os problemas são de origem puramente muscular, o uso correto de terapias que utilizam o calor relaxam e diminuem as tensões originadas não só do frio, mas também de toda a correria do dia a dia. Um bom exemplo de terapia com calor é a terapia com pedras quentes. Este método consiste em um conjunto de manipulações e manobras de massagem que utilizam pedras aquecidas e é uma das técnicas mais pedidas em todo o mundo, inclusive no Brasil.
Todos sabem que a massagem é uma forma de terapia de manutenção do corpo e que não devemos recorrer somente a ela. A massagem, juntamente com outras técnicas combinadas e realizadas no nosso cotidiano, é responsável pela manutenção do equilíbrio do nosso corpo. Podemos citar alguns benefícios da massagem com pedras quentes, o alivio de tensões, o combate à hiperatividade e a sensação de prazer provocada pelo calor que, pois adquirimos uma maior amplitude nos movimentos dos músculos e articulações. Negligenciar o cuidado com o nosso corpo pode gerar doenças e outras coisas ruins que adquirimos com o tempo e com os maus hábitos.

Emoções fortes, boas ou ruins, podem também ser a causa dessas tensões. Durante a sessão a pessoa pode entrar em contato com essas memórias que permanecem bloqueadas, como a musculatura. O profissional não interfere nesse trabalho de recordação e a pessoa fica completamente livre para conversar a respeito ou permanecer em silêncio.

É fundamental conhecer os benefícios desta massagem para que possamos utilizá-la cada vez mais em nossa rotina.  Uma boa dica é correr para um terapeuta ou quem sabe até fazer um curso para dividir esta experiência com os amigos e a família.

Não deixe de conferir!

Serviços
Institucional
Contato
Top of mind 2018
Top de marketing ADVB 2018
Great Place to Work 2018
Top Ser Humano 2018
Melhores em Gestão 2018