Senac

Rio Grande do Sul

Artigo

O mercado de Eventos no Brasil: Uma imensidão de possibilidades

por Pâmela Freitas Fagundes - Docente do Senac Centro Histórico


O profissional de eventos é aquele que planeja, coordena, organiza, idealiza, promove, executa e encerra o evento. Este profissional tem de ser dinâmico, proativo, extremamente responsável, com muita iniciativa, flexível e com disponibilidade de tempo. 
Reuniões de Briefing, Check list, e-mails, telefonemas, planilha de orçamento, etc. Estes e muitos outros itens fazem parte da vida de um organizador de eventos. Este profissional deve possuir conhecimentos e habilidades que darão o preparo para a atuação de qualidade e trabalho de excelência, nas diversas áreas em que um profissional de eventos pode atuar.  Competências como a liderança, organização e responsabilidade são preliminares para este profissional. Entre essas competências, saber negociar é exigência para este profissional, já que o mercado de eventos cresce a cada ano, possibilitando aumentos significativos para a economia. 
A profissão de Organizador de Eventos obteve um crescimento expansivo na última década, assim como setor de eventos em geral. Este aumento possibilitou um crescimento 14% no ano de 2014, gerando novas oportunidades de emprego em todo o Brasil, e o surgimento de novas empresas e profissionais no ramo. 
Segundo Nakane (2014), no ano anterior, em 2013, a atividade movimentou em terras nacionais R$ 209,2 bilhões, representando 4,3% do PIB, gerando 7,5 milhões de empregos ( somados os diretos, indiretos e terceirizados) e proporcionando aos cofres públicos cerca de 48,7 bilhões de impostos.
O Brasil é rota de importantes eventos internacionais e Porto Alegre é a 4ª cidade no país que mais cedia eventos de negócios, como feiras, congressos e simpósios, por exemplo. Além dos diversos eventos particulares e empresariais que acontecem diariamente em nossa cidade. 


De acordo com Ricardo Dias, Presidente da Abrafesta, o mercado de eventos sociais no Brasil é altamente maduro e registra uma demanda crescente em todas as regiões do país. As empresas prestadoras de serviços estão cada vez mais atentas as necessidades do mercado e em busca de novas tendências e produtos diferenciados.
O mercado de eventos e a sua imensidão de oportunidades e de possibilidades para atuação, como festas, eventos empresariais, reuniões, aniversários, aniversários de empresas, formaturas, casamentos, chás de panela e de fraldas, batizados, congressos, shows etc, exige deste profissional a constante atualização em tendências e tecnologias. Com informações tão favoráveis, ele deve estar a cada dia mais preparado, sempre se atualizando, buscando novas tecnologias e tendo o foco da inovação, para atrair cada vez mais novos clientes e manter os antigos.

Serviços
Institucional
Contato
Top of mind 2018
Top de marketing ADVB 2018
Great Place to Work 2018
Top Ser Humano 2018
Melhores em Gestão 2018