Senac

Rio Grande do Sul

Artigo

Ensino a Distância: assuma o comando do seu desenvolvimento

por Késia Rocha - Docente Senac Gramado

Levantamentos apontam que atualmente mais de 1 bilhão de estudantes estão afastados das salas de aula em 115 países, devido ao fechamento das instituições de ensino, desde o Ensino Infantil até o Superior, por causa da proliferação da Covid-19. Um estudo do Ibre/FGV (Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas) aponta que a crise da Covid-19 deixará 12,6 milhões de pessoas desempregadas no país, elevando a taxa a 23,8%. O nível mais atual era de 11,6%.

A recomendação de ficar em casa para diminuir a propagação do novo coronavírus não significa estar de férias. Uma das estratégias para aproveitar melhor o seu tempo na quarentena e criar novas perspectivas (para não cair no desespero) é se dedicar a aprender algo novo.

E com as novas portas que a tecnologia abre todos os dias, tornou-se possível estudar, ter um curso superior ou uma nova profissão sem precisar sair de casa. Para ajudar você a ter um panorama geral e esclarecedor sobre como a educação a distância funciona, separei algumas características úteis:

? É uma ótima opção pra quem precisa conciliar estudos e rotina sem precisar se deslocar a uma unidade de ensino presencial. A parte teórica das aulas é disponibilizada no AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) e você estuda onde quiser;

? Dá pra criar sua própria rotina de aula, optando pelo horário em que mais se sente produtivo. Não importa se você gosta de estudar pela madrugada, por exemplo;

? Como as aulas são on-line, é possível assistir da forma que for mais confortável pra você, já que pode voltar, pausar e assistir o conteúdo quantas vezes forem necessárias para assimilar as informações. O conteúdo fica disponível 24h por dia, 7 dias por semana. É autonomia que se fala, né?

? Existem cursos em diversas áreas; uma ótima oportunidade de melhorar de vida, desenvolver outras habilidades ou encontrar uma nova profissão;

? Ah, os encontros presenciais são previstos no calendário acadêmico com antecedência. Dessa forma, você pode se programar para sair do trabalho um dia mais cedo, pedir folga ou então arrumar aquela carona para chegar no horário;

? E, se você ainda tem alguma desconfiança quanto à qualidade e veracidade da certificação dessa modalidade, saiba que o diploma ou certificado é o mesmo para ambos os cursos (presencial e a distância), não existindo qualquer desvantagem em relação aos alunos que optam por estudar na modalidade EAD.

Isso é garantido pelo MEC (Ministério da Educação) por meio de portarias, leis e decretos que visam assegurar a eficácia da formação a distância. É só consultar se sua escola ou curso tem essa autorização. Inevitavelmente, os primeiros dias serão um período de adaptação e isso não é uma situação das mais simples, portanto, é normal o surgimento de muitas dúvidas durante essa fase. Mas assim como quando presente no ambiente escolar, não precisa ter medo ou vergonha de solicitar ajuda.

Especialistas preveem que o EAD se tornará a principal modalidade de ensino nos próximos anos e que os alunos que conseguem se adequar ganham maturidade e poder de solucionar seus próprios problemas. É a chance perfeita para desenvolver novas habilidades e assumir o protagonismo da própria carreira. Conte com o Senac para isso!

 

Serviços da escola
Serviços do Senac-RS
Acessos
Serviços
Institucional
Contato
Top of mind 2018
Top de marketing ADVB 2018
Great Place to Work 2018
Top Ser Humano 2018
Nós apoiamos o Pacto Global
Melhores em Gestão 2018