Senac

Rio Grande do Sul

Artigo

Comunicação Interna: a importância da comunicação interna nas organizações

por Luciméri Moresco - Especialista em Turismo

A comunicação interna se faz necessária na medida em que precisamos deixar nossos colaboradores, informados, influentes e integrados ao que acontece ou irá acontecer na empresa, fazendo com que se sintam parte da organização.

Não basta ter uma equipe de grandes talentos altamente motivados. Se ela não estiver bem informada, se seus integrantes não se comunicam adequadamente, não será possível potencializar a forma humana da empresa. (Alberto Ruggiero, 2002)

Através da comunicação interna conseguimos criar um elo entre os setores de uma empresa, tornando o relacionamento ágil e transparente. Podemos entender a comunicação interna como um elemento de suma importância dentro do planejamento estratégico, tornando-se imprescindível para se alcançar a eficácia organizacional.

Mensurar a importância deste processo dentro das organizações e torná-lo eficiente é um grande desafio, porém é preciso sentir o momento certo, pois se faz necessário o entendimento correto por todas as partes, somente assim o objetivo será atingido.

A comunicação efetiva só se estabelece onde o trabalho em equipe assume uma postura de empatia e colaboração, eliminando assim os afastamentos e falhas de comunicação.

A comunicação interna nas organizações é um processo bastante complexo, onde a utilização de diversos canais de comunicação pode tornar o processo, mais eficiente e as barreiras superadas, permitindo assim que o colaborador possa intervir com sugestões no âmbito da melhoria continua.

Concluímos que a Comunicação Interna nas organizações deve ser priorizada, para desta forma se estabelecer um novo modelo de organização, onde os colaboradores assumem o papel de comunicadores e multiplicadores, tendo assim a oportunidade de participar efetivamente ajudando na implantação de novas estratégias, que visem acima de tudo o sucesso da organização.


Referencial Bibliográfico:

CAHEN, Roger. Comunicação Empresarial. 10 ed.Rio de Janeiro: ed. BestSeller,2005.
DUBRIN, Andrew J. Princípios da Administração. Tradução RobertoMinadeo. 4 ed.Rio de Janeiro:LTC,2001.
MARQUES, Ronaldo. Comunicação Interna. 27 jan.2004. Disponível em:http://www.rh.com.br. [24 ago.2006].
RUGGIERO, Alberto Pirró. Qualidade da comunicação interna. 08 out. 2002. Disponível em: http://www.rh.com.br. [28 ago.2006]

Serviços da escola
Serviços do Senac-RS
Acessos
Serviços
Institucional
Contato
Top of mind 2018
Top de marketing ADVB 2018
Great Place to Work 2018
Top Ser Humano 2018
Melhores em Gestão 2018