Senac

Rio Grande do Sul

Artigo

Halloween

por Fernanda Lucas da Silva Machado - Docente do curso de idiomas

Quem nunca ouviu falar de Jack-o-lantern, ou da caveira relacionada à personagem La Catrina do pintor, ilustrador e cartunista mexicano, José Guadalupe Posada (1852-1913)? Jack-o-lantern é aquela abóbora iluminada usada na decoração das festas de  Halloween, mas o que este personagem tem a ver com La Catrina no México ou o dia dos finados aqui no Brasil?

O dia dos finados no Brasil, pela religião católica é comemorado no dia 2 de novembro e esta data assim foi definida porque no dia 1º de novembro era comemorado o dia de todos os santos, um dia em que se rezava pelos mortos. No México, a data é comemorada no mesmo dia e essa tradição lá data desde antes da chegada dos colonizadores espanhóis. Já o termo Halloween derivou do termo hallow evening, que em inglês significa noite sagrada que é comemorada na noite de 31 de outubro, véspera do dia de todos os santos, nos Estados Unidos, Canadá e alguns países europeus, como a Irlanda e Reino Unido. Sendo o termo dia das bruxas usado apenas em português.

Inicialmente estas datas tinham um significado estritamente religioso e ainda o têm, porém atualmente são realizadas festas com motivos de terror, inclusive no México onde as tradicionais caveiras não podem faltar, e nas tradicionais festas de Halloween Jack-o’-lantern, ou Jack da lanterna em português. Mas quem foi esse tal Jack da lanterna que se transformou em enfeite de abóbora? Segundo a lenda, seu nome era Jack Miserável e por assim se chamar, fez jus ao nome, ao oferecer uma bebida ao diabo e depois o convencer a paga-la. Para pagar a bebida, o diabo se transformou em moeda e novamente Jack honrou o seu nome ao colocar a moeda no bolso e não pagar a bebida, por colocá-la no bolso junto a uma cruz de prata, o diabo não pode voltar a sua forma original, obrigando-se a prometer a Jack que não o perturbaria por um ano caso o tira-se do bolso, e assim foi. Um ano após Jack o enganou novamente o fazendo subir em uma árvore onde o mesmo desenhou uma cruz impedindo novamente o diabo de descer. Para que pudesse descer, o diabo prometeu a Jack que não o perturbaria por mais 10 anos e assim o fez, porém Jack morreu neste período e por não ser aceito no céu por seus pecados e não poder ir para o inferno, ficou vagando pela terra escura com um nabo esculpido em forma de rosto, iluminado com carvão em brasa. Na Irlanda usam-se batatas também e nos Estados Unidos, as abóboras são esculpidas, simbolizando a lanterna de Jack. Atualmente, além das abóboras que fazem a decoração e das fantasias, é tradição nos Estados Unidos na noite de Halloween, as crianças fantasiadas saírem pelos bairros a bater nas portas das casas pedindo doces. Aqueles que não têm doces a ofertar são agraciados com travessuras, sendo  a expressão em inglês “trick or treat” (gostosuras ou travessuras).

 

 

Serviços
Institucional
Contato
Top of mind 2018
Top de marketing ADVB 2018
Great Place to Work 2018
Top Ser Humano 2018
Nós apoiamos o Pacto Global
Melhores em Gestão 2018