Senac

Rio Grande do Sul

Artigo

A Copa do mundo chegou. O empate é um bom resultado?

por Rodrigo Freitas da Silva - Orientador de Educação Profissional do Senac Comunidade Zona Norte

O evento que mobiliza o mundo inteiro ou uma grande parte da população teve jogos durante quase um mês. Será que o empate é um bom resultado? Sabemos que o objetivo de qualquer time é a vitória, mas quero falar com você sobre o jogo da nossa vida. A vitória em uma área, pessoal ou profissional, pode significar uma derrota.

A maneira como uma boa parte das pessoas está vivendo hoje seria necessário que o dia tivesse 30 horas. A correria é grande, falta organização e prioridades, não sobra tempo para fazer tudo o que se gosta ou ao menos o que é necessário. Quando se percebe já chegou o meio do ano e daqui a pouco as decorações para o Natal já invadirão as casas e os comércios. O relógio não para e parece um inimigo voraz. O time que está ganhando quer que o tempo passe rápido e quem está perdendo, se pudesse, o pararia.

Uma parte das pessoas, segundo pesquisas, não estão satisfeitas com as suas vidas pessoal e profissional. A maioria gostaria de ter mais tempo para a família, para os amigos, para praticar um esporte, enfim, ter “qualidade de vida”. O placar está acusando a vitória para o profissional. A correria faz com que as pessoas não parem e pensem em suas vidas. Assim, acabam sendo levadas pela maré, não conseguindo remar contra a correnteza. A situação mais lastimável é quando lá pelos 40 anos, mais ou menos, percebe-se que não se fez nada na vida, ou melhor, algo que realmente gostaríamos e que nos desse sentido e significado. A boa notícia é que sempre é tempo para começar e recomeçar.

Em quase todos os times existe um jogador que faz a diferença, que desequilibra a partida e o treinador procura organizar uma tática para que essas qualidades possam aparecer durante o jogo. É importante e faz-se necessário que saibamos quais são as características que possuímos para focarmos e mudarmos esse placar, pois não podemos depender de um erro do adversário ou uma ajuda do juiz para ganharmos a partida.

A emblemática frase: “Conhece-te a ti mesmo”, poderia ser mais explorada e colocada em prática para que as pessoas mais felizes promovessem bons resultados. Neste caso, um empate entre as nossas vidas pessoal e profissional significa que estamos mais próximos de ganharmos a copa do nosso mundo.

Serviços da escola
Serviços do Senac-RS
Acessos
Serviços
Institucional
Contato
Top of mind 2018
Top de marketing ADVB 2018
Great Place to Work 2018
Top Ser Humano 2018
Melhores em Gestão 2018