Senac

Rio Grande do Sul

Artigo

Marketing Verde para o Consumidor do Século XXI

por - Docente do Senac Comunidade Zona Norte

Introdução

Nos dias atuais, com informações de poluições, descarte incorreto e, muitas vezes, a falta de conhecimento da sociedade eleva os percentuais de calamidades ambientais. Com essas informações, as empresas começam a ter um olhar diferenciado e competitivo para o mercado, ou seja, ideias de como atrair o consumidor verde, que se preocupa com o processo de produção do produto que não afete o meio ambiente. Sendo assim, em meados de 1960 surgem as primeiras informações de Marketing Verde.

No século XXI, a preocupação com o meio ambiente vem aumentado, pois o foco está sendo na preocupação social devido ao seu reflexo na qualidade de vida futura de todas as pessoas do mundo. Estimular pensamentos sustentáveis no processo de compra de produtos, que não afetem gerações futuras, gerando a diminuição de impacto ambiental no mundo.

Resultados

Realizando ações de Marketing Verde para sociedade, estimularia as pessoas a realizarem compras de formas mais conscientes que não afetem o meio ambiente. Consequentemente geraria uma maior preocupação com as normas da ISO das empresas, com o processo de produção do produto, com a embalagem, assim desenvolvendo pensamentos mais sustentáveis e preocupados com as gerações futuras. Pois conforme Paiva (2011, p.18), Greenback Greens é um grupo de consumidores dispostos a pagar até 22% mais pelos produtos verdes.

Metodologia

Com as premissas do Marketing, de estimular necessidades e desejos nos consumidores, encontra-se um grande desafio proporcionar ao consumidor do século XXI, experiências de compras sustentáveis. Teríamos a seguinte sequência de pensamentos: pensamento verde o de consumir MENOS, pensamento de marketing o de consumir mais, porém se realizarmos ações podemos ter os dois pensamentos em um só: o de consumir de maneira inteligente.

Segundo Hartman e Ibanez (2006, apud PAIVA, 2011 p. 11) o conceito de Marketing Verde introduz na estratégia de marketing uma preocupação com a “ecoperformance”, escrutinada pelos consumidores, pois representa o impacto que atuação das empresas tem nos humanos e em seu meio cultural.

Conclusão

Em suma, percebesse cada vez mais a preocupação com meio ambiente em meio à sociedade, o que com certeza irá ser desafios para as empresas entenderem os pensamentos sustentáveis e se adequar a essa realidade latente com ações de Marketing Verde.

Referências:

HARTMANN, Patrick e IBANEZ, Vanessa Apaolaz (2006) – “Green Value added”. Marketing Intelligence e Planning, vol. 24, n.7, pp.673-680.

PAIVA, Teresa; PROENÇA, Reinaldo. Marketing Verde. São Paulo: Almeida, 2011.

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