Senac

Rio Grande do Sul

Artigo

Marketing Pessoal nas Mídias Digitais

por Lucas Vital - Graduado em Marketing e Administração

 

Para começarmos a falar de Marketing Pessoal nas mídias digitais precisamos primeiramente entender o que é MARKETING.

Kotler (2013 p, 03), afirma que Marketing, envolve a identificação e a satisfação das necessidades humanas e sociais. Para American Marketing Association (2013 p, 03), Marketing é a atividade, o conjunto de conhecimentos e os processos de criar, comunicar, entregar e trocar ofertas que tenham valor para consumidores, clientes e sociedade como um todo.

Em um mundo altamente globalizado e competitivo, para nos diferenciarmos entre várias pessoas com a mesma experiência profissional ou até mesmo educacional, temos a ferramenta do Marketing Pessoal, que é uma promoção pessoal, ou seja, uma diferenciação de perfis.

Muitas pessoas pensam que Marketing Pessoal é somente dentro das empresas, faculdades, etc. Atualmente vivemos grande parte do nosso dia na internet, onde tudo é postado, compartilhado, comentado, curtido. A informação não perde tempo, e isso tudo prova que Marketing Pessoal não é somente face to face (cara a cara). Vai além, ultrapassa barreiras tangíveis e ganha espaços intangíveis. Estamos em telas de computadores, tablets, celulares, e tantas tecnologias portáteis.

Vamos ver o que podemos utilizar de dicas e estratégias para ter um Marketing Pessoal nas Mídias Digitais.

 

5 Dicas para que possamos ter uma boa reputação na internet

1. Registre: seus eventos, palestras, cursos, conquistas profissionais e pessoais, trabalhos, apresentações.

2. Compartilhe: informações, atualidades do mercado de trabalho, dicas, sugestões.

3. Curta: Noticias boas, imagens legais, vídeos inovadores, informações que são realmente pertinentes (tenha cuidado ao curtir, tragédias, falecimentos, isso pode gerar um marketing pessoal negativo).

4. Atualize-se: suas informações para contato, sua experiência profissional e educacional.

5. Criatividade: Seja criativo com comentários construtivos, trabalhos ou imagens postadas.

 

Ferramentas de Marketing Pessoal na Internet:

Se formos navegar na internet, encontraremos muitas redes sociais, sites, blogs, nos quais podemos fazer o networking, como, por exemplo, Facebook, Twitter e Instagram. Não poderíamos deixar de citar a principal ferramenta para promoção pessoal: o Linkedin.

Lançando em 2003, o LinkedIn possui hoje cerca de 240 milhões de usuários (79% com mais de 35 anos) e é uma ferramenta para compartilhar experiências profissionais e criar redes de relacionamento profissional e organizacional. A rede também funciona como currículo online, a qual muitas empresas exploram para encontrar novos parceiros e funcionários.

 

O que NÃO colocar nas mídias digitais:

- Não queria ir trabalhar hoje.

- Empresa paga mal ou salário é ruim!

- Que dia horroroso (não importa como está o dia, está sempre ruim).

- Cuide com sentimentos postados em redes sociais como, por exemplo: Sentindo-se, com raiva, de saco cheio, pra baixo, triste, entre outros.

Para finalizarmos fica a dica, a marca mais valiosa que existe é sua, pois está não tem valor mensurável que pague: “Valorize-se, hoje e sempre”.

Serviços da escola
Serviços do Senac-RS
Acessos
Serviços
Institucional
Contato
Top of mind 2018
Top de marketing ADVB 2018
Great Place to Work 2018
Top Ser Humano 2018
Melhores em Gestão 2018