Senac

Rio Grande do Sul

Artigo

Planejamento financeiro: uma saída para a crise

por Eduardo Nunes Passos - Docente do Senac Comunidade Zona Norte

A conjuntura econômica atual que vivemos está em constante oscilação. Estamos à mercê disso, pois somos atingidos de forma diretamente e indiretamente em nossos recursos financeiros. Uma má administração financeira acaba por gerar dívidas. Pesquisas demonstram que o endividamento das famílias brasileiras tem aumentado de maneira significativa, atingindo seu maior índice nos últimos dez anos (Banco Central, 2015). E, em momentos de crise, isso tende a piorar de maneira considerável.

Infelizmente algumas pessoas não estão preparadas para lidar com crises econômicas por determinadas questões culturais e socioeconômicas, comprometendo assim suas fontes de renda. Isso tem gerado preocupações e insegurança financeira. Nesses casos, a melhor saída está na construção de um planejamento financeiro. De acordo com Macedo, (2007, p. 26), “o Planejamento Financeiro é o processo de gerenciar seu dinheiro com o objetivo de atingir a satisfação pessoal, permite que você controle sua situação financeira para atender necessidades e alcançar objetivos no decorrer da vida”.

Dentro deste contexto, percebe-se que a gestão dos recursos financeiros gera estabilidade econômica, uma vez que através do planejamento é possível obter o controle dos gastos e assim garantir a estabilidade financeira. Isso garante que as pessoas assumam a direção de suas vidas e consigam manter o equilíbrio em seu orçamento. Para iniciar um bom planejamento é necessário separar todas as receitas pessoais das despesas e verificar o saldo final. Esse por sua vez deverá ser positivo, caso ocorra o contrário, precisa-se enxugar os gastos e planejá-los, para que no próximo mês essa realidade não aconteça novamente.

Algumas dicas são válidas nesta construção, de acordo com Silva (2004):

• Elimine as despesas que rompem com seu planejamento;

• Identifique a necessidade dos cartões de crédito; • Não utilize mais recursos além dos que você pode assumir;

• Evite pagar suas contas após o vencimento;

 • Procure quitar todas suas dívidas. É importante ter uma poupança para aplicar os recursos financeiros. Economistas dizem que precisamos guardar ao menos 10% de nossas receitas para que seja possível obter-se uma boa economia.

Lembre-se que em meio à crise financeira, o planejamento é uma saída para enfrentá-la. Devemos disseminar o conhecimento com todos, principalmente com os jovens que estão ingressando no mercado de trabalho e compartilhar ideias sobre a administração dos recursos financeiros. Demonstrando que é possível controlar suas despesas e conseguir conquistar todos os objetivos pessoais, basta apenas planejar. 

Serviços da escola
Serviços do Senac-RS
Acessos
Serviços
Institucional
Contato
Top of mind 2018
Top de marketing ADVB 2018
Great Place to Work 2018
Top Ser Humano 2018
Melhores em Gestão 2018