Senac

Rio Grande do Sul

Artigo

A importância de aprender a Língua Brasileira de Sinais

por Vanessa Vargas - Docente do Senac Santana do Livramento

Você sabia que a Libras é a segunda língua oficial do nosso País e que temos, segundo dados do IBGE, atualmente mais de 10 milhões de pessoas surdas aqui?

Essas pessoas não são invisíveis, elas frequentam as escolas, o comércio, os hospitais, podem estar aí, ao seu lado querendo se comunicar!

O que você pode fazer?

Hoje, aprender Libras é essencial para o desenvolvimento social, emocional e intelectual, não apenas da pessoa surda, mas também para aqueles que fazem parte do seu convívio, pois a comunicação é um fator de integração social. Ainda assim, o ensino e a difusão da Língua de Sinais são reduzidos no Brasil, pela falta de profissionais habilitados e escolas que ofereçam esse serviço. Até mesmo os surdos, muitas vezes, acabam aprendendo a língua apenas em centros voltados exclusivamente para pessoas com deficiência. As próprias escolas carecem de profissionais aptos a oferecer este serviço.

Aprender a Língua Brasileira de Sinais é evoluir pessoal e profissionalmente, além de incluir e fazer com que a sociedade seja mais receptiva e dê mais acesso e oportunidades às pessoas surdas.

O conhecimento da Libras é um grande destaque no currículo profissional. Além do enriquecimento pessoal e cultural, o profissional pode destacar-se principalmente se a empresa estiver em busca de pessoas mais qualificadas e com mais atualizações. Já existe um decreto aqui em nosso País que torna obrigatório o setor público ter profissionais capacitados a atender pessoas surdas por meio da Língua Brasileira de Sinais, o que torna esse profissional muito requisitado nas empresas.

No setor educacional é cada vez maior a necessidade de profissionais multifacetados e a Libras não fica de fora. É importantíssimo estar preparado para receber alunos com diferentes necessidades.

O curso oferecido pelo Senac é totalmente presencial e prático, desenvolve o vocabulário desde o nível básico, ou seja, mesmo que o aluno não tenha conhecimento da língua, vai poder desenvolver aos poucos por meio da conversação prática em sala de aula. Tudo isso com uma base teórica muito sólida.

Serviços da escola
Serviços do Senac-RS
Acessos
Serviços
Institucional
Contato
Top of mind 2018
Top de marketing ADVB 2018
Great Place to Work 2018
Top Ser Humano 2018
Nós apoiamos o Pacto Global
Melhores em Gestão 2018
Você só tem

para mudar de vida e ainda economizar!