Senac

Rio Grande do Sul

Artigo

Inglês na infância

por Mariana Severo Alvarez - Docente Senac Santana do Livramento

Todos nós já sabemos da importância de se aprender inglês desde cedo, ainda na infância. Já sabemos que crianças têm mais facilidade de aprender, e que aprendem com menos esforço. Mas os benefícios vão muito além da facilidade em aprender!

Aprender outro idioma é imprescindível para se obter sucesso pessoal e, sobretudo, profissional. Muitos dos adultos que não tiveram essa possibilidade durante a infância e a juventude precisaram atualizar-se para conquistar melhores cargos e salários. Graças à facilidade com que as crianças absorvem conhecimento, recomenda-se que esse aprendizado seja introduzido desde cedo para que a construção da fala ocorra com fluidez.

Qual a importância de uma segunda língua?

Só de aprender outro idioma, a pessoa ganha em  desenvolvimento mental.A aprendizagem ajuda a desenvolver a criatividade e o raciocínio, melhora a concentração e as habilidades de memória. As crianças que aprendem um segundo idioma têm mais facilidade de aprender novos idiomas, pois o cérebro já conheceu outras possibilidades de estruturar frases. Estimular o aprendizado de línguas estrangeiras também contribui com a educação sociocultural da criança, o que expande sua visão de mundo.

Inteligência Cognitiva

Aprender outro idioma torna-se um desafio, pois retira a criança de sua zona de conforto. Quando uma criança se envolve com outra língua, está estimulando as funções cognitivas, ligadas ou não à linguagem, como a fala, a memória, a criatividade e o raciocínio. Isso permite o exercício da inteligência e o desenvolvimento do aprendizado de uma forma geral, facilitando a retenção de novos conhecimentos.

Conhecimento Sociocultural

Estimular o aprendizado de línguas estrangeiras também contribui com a educação sociocultural da criança, o que expande sua visão de mundo. Além da capacidade de resolução de problemas com facilidade e criatividade, esse conhecimento proporciona o contato com culturas e costumes distintos dos apreendidos em casa. Durante as aulas, o ideal é possibilitar o acesso à literatura, a comportamentos e a tradições dessa outra cultura. Socialmente, o novo idioma contribui para o desenvolvimento de uma criança com boa capacidade de comunicação tanto no âmbito familiar quanto no público.

Como escolher o melhor método

Para que aconteça de maneira natural, o aprendizado tem que ser envolvente, fácil e divertido. Por isso, é importante o uso de jogos, músicas, histórias e brincadeiras, recursos que criam situações reais e concretas, dentro do universo infantil, para que o aprendizado natural aconteça.

Para ensinar Inglês, não basta ser nativo ou fluente na língua. É importante envolver e motivar a criança, de forma que ela aprenda sem perceber,por isso a atenção a professores fluentes, selecionados e treinados em metodologia atualizada e material pedagógico que respeite o desenvolvimento de cada criança.

Serviços da escola
Serviços do Senac-RS
Acessos
Serviços
Institucional
Contato
Top of mind 2018
Top de marketing ADVB 2018
Great Place to Work 2018
Top Ser Humano 2018
Melhores em Gestão 2018