Senac

Rio Grande do Sul

Artigo

Um mercado de trabalho em busca de profissionais

por Vitor Fabiano Pruss

Estamos falando de um setor da economia global que fatura mais de 134 bilhões em Dólar ao ano, e busca no mundo todo profissionais qualificados para atender à crescente demanda por jogos. Um setor que vem evoluindo a cada dia, pois os jogos estão encontrando mais adeptos com seus títulos de sucesso e com uma qualidade superior aos filmes de Hollywood.

Devido a isto, os filmes de maior bilheteria como “Vingadores Ultimato” se utilizou muito dos efeitos utilizados no desenvolvimentos de games como Houdini, entre outros. O problema que as grandes empresas encontram para a contratação de profissionais é que a demanda é superior a produção e, em grande parte, devido à facilidade encontrada para se desenvolver, publicar e vender um jogo hoje em dia, pois estes profissionais muitas das vezes preferem trabalharam em casa, desenvolvendo seus próprios games e decidirem como irão trabalhar.

Estamos falando de um mercado agora conhecido como “Indie”. Este setor cresce de forma exponencial a cada semestre e está sendo responsável por uma boa fatia de mercado. Ainda sobre o setor Indie, hoje em dia o profissional não precisa esperar ser contratado para começar a trabalhar, ganhar experiência e faturar, basta se apoiar na Engine em que desenvolveu seu trabalho, as líderes de mercado no desenvolvimento de games: Unreal e Unity investem milhões em dólares todo ano, para atrair e manter desenvolvedores em suas plataformas que são “gratuitas” cobram apenas uma parte dos lucros da venda e disponibilizam verdadeiras bibliotecas de Recursos gráficos, Códigos de programação, efeitos de áudios, Efeitos gráficos e visuais e todo um suporte servido por profissionais altamente qualificados para atender as necessidades de seus usuários, e para a publicação.

Temos a Steam, Play Store, Nuvem entre outras tantas que também crescem a cada dia. Ainda temos no mercado de games um leque de oportunidades que não para de crescer e evoluir, pois os games estão começando a serem empregados na educação de crianças, adolescentes, para apoio escolar e nos adultos, nos Serious Games para dar treinamento a funcionários e colaboradores. Ainda temos a utilização muito forte no Marketing com jogos sociais e com a realidade aumentada, transformando a forma de percepção do produto ou serviço do ponto de vista dos usuários. O mercado se mostra consolidado e promissor, é uma mudança de paradigma para quem busca trabalho, pois você pode começar a trabalhar no momento em que desejar, e o mercado mostra que a partir do momento em que se desenvolve um portfólio as empresas tendem a captar, a ir em busca de quem faz e de quem se qualifica, e estamos falando de um mercado global, pois o seu produto a partir do momento da publicação fica à disposição do mundo.

A FATEC Senac Pelotas abriu este caminho com o curso de desenvolvimento de games com a Unreal Engine, com professores capacitados e experimentados no mercado de trabalho, com títulos desenvolvidos e em desenvolvimento como o jogo Arcrow. Neste curso, cada aluno terá a capacidade de desenvolver seus jogos, pois ele vai aprender e dominar todo o necessário para o desenvolvimento do seu game e ingressar neste mercado de trabalho.

Serviços
Institucional
Contato
Top of mind 2018
Top de marketing ADVB 2018
Great Place to Work 2018
Top Ser Humano 2018
Nós apoiamos o Pacto Global
Melhores em Gestão 2018