Um mercado de trabalho em busca de profissionais
por Vitor Fabiano Pruss
Estamos falando de um setor da economia global que fatura mais de 134 bilhões em Dólar ao ano, e busca no mundo todo profissionais qualificados para atender à crescente demanda por jogos. Um setor que vem evoluindo a cada dia, pois os jogos estão encontrando mais adeptos com seus títulos de sucesso e com uma qualidade superior aos filmes de Hollywood.
Devido a isto, os filmes de maior bilheteria como “Vingadores Ultimato” se utilizou muito dos efeitos utilizados no desenvolvimentos de games como Houdini, entre outros. O problema que as grandes empresas encontram para a contratação de profissionais é que a demanda é superior a produção e, em grande parte, devido à facilidade encontrada para se desenvolver, publicar e vender um jogo hoje em dia, pois estes profissionais muitas das vezes preferem trabalharam em casa, desenvolvendo seus próprios games e decidirem como irão trabalhar.
Estamos falando de um mercado agora conhecido como “Indie”. Este setor cresce de forma exponencial a cada semestre e está sendo responsável por uma boa fatia de mercado. Ainda sobre o setor Indie, hoje em dia o profissional não precisa esperar ser contratado para começar a trabalhar, ganhar experiência e faturar, basta se apoiar na Engine em que desenvolveu seu trabalho, as líderes de mercado no desenvolvimento de games: Unreal e Unity investem milhões em dólares todo ano, para atrair e manter desenvolvedores em suas plataformas que são “gratuitas” cobram apenas uma parte dos lucros da venda e disponibilizam verdadeiras bibliotecas de Recursos gráficos, Códigos de programação, efeitos de áudios, Efeitos gráficos e visuais e todo um suporte servido por profissionais altamente qualificados para atender as necessidades de seus usuários, e para a publicação.
Temos a Steam, Play Store, Nuvem entre outras tantas que também crescem a cada dia. Ainda temos no mercado de games um leque de oportunidades que não para de crescer e evoluir, pois os games estão começando a serem empregados na educação de crianças, adolescentes, para apoio escolar e nos adultos, nos Serious Games para dar treinamento a funcionários e colaboradores. Ainda temos a utilização muito forte no Marketing com jogos sociais e com a realidade aumentada, transformando a forma de percepção do produto ou serviço do ponto de vista dos usuários. O mercado se mostra consolidado e promissor, é uma mudança de paradigma para quem busca trabalho, pois você pode começar a trabalhar no momento em que desejar, e o mercado mostra que a partir do momento em que se desenvolve um portfólio as empresas tendem a captar, a ir em busca de quem faz e de quem se qualifica, e estamos falando de um mercado global, pois o seu produto a partir do momento da publicação fica à disposição do mundo.
A FATEC Senac Pelotas abriu este caminho com o curso de desenvolvimento de games com a Unreal Engine, com professores capacitados e experimentados no mercado de trabalho, com títulos desenvolvidos e em desenvolvimento como o jogo Arcrow. Neste curso, cada aluno terá a capacidade de desenvolver seus jogos, pois ele vai aprender e dominar todo o necessário para o desenvolvimento do seu game e ingressar neste mercado de trabalho.