Senac

Rio Grande do Sul

Artigo

Posicionamento de marcas em mercados educacionais

por Rafael Damé - Mestre

O termo mercado educacional é tão novo quanto desafiador. Este termo representa uma quebra de paradigma de um ambiente que, no passado, caracterizava-se como um espaço onde as instituições de ensino se limitavam a formar pessoas. Hoje, os valores foram, se não alterados, diversificados, e o aluno, com a proliferação de instituições de ensino, principalmente em nível superior, está cada vez menos aluno e mais cliente. 
 

Analisar o posicionamento de uma marca é um exercício muito prudente na realidade apresentada pelo atual mercado educacional. Principalmente se relacionarmos as estratégias de posicionamento com a imagem percebida pelo público-alvo dessas estratégias, afinal, elaborar e executar estratégias de posicionamento de marca somente tem suas motivações contempladas se o alvo destas percebe, de forma congruente, os valores intrínsecos na marca divulgada. 
 

Nessa concepção, a instituição que não apresentar características voltadas para as necessidades do mercado está ameaçada a não só perder espaço no mercado, como ser destinada ao esquecimento, afinal, se não houver identificação entre a proposta da empresa e a necessidade de seu cliente, a razão de ser da empresa desaparece. 
 

Abordando a realidade mercadológica, diante do atual e competitivo cenário educacional brasileiro, chega-se à conclusão que com o amadurecimento e as frequentes mudanças desse setor, causadas pela concorrência acirrada de instituições privadas criadas no país nos últimos dez anos, diversificando e muito os públicos envolvidos com este serviço prestado e as consequentes preocupações com o aluno e com sua satisfação passaram a dominar as estratégias destas entidades, em detrimento inclusive, a qualidade do ensino oferecido, se esta, é claro, não for considerada fator prioritário para seus clientes. 

Serviços
Institucional
Contato
Top of mind 2018
Top de marketing ADVB 2018
Great Place to Work 2018
Top Ser Humano 2018
Nós apoiamos o Pacto Global
Melhores em Gestão 2018