Senac

Rio Grande do Sul

Artigo

Tenho medo

por Rafael Damé - Mestre

Que o marketing religioso cresce há muitos anos, devido a resultados expressivos que alcança em termos de seguidores conquistados por estratégias realizadas, não é novidade para ninguém. 

Talvez o motivo para tanto sucesso também seja conhecido por um também grande número de pessoas, afinal, enquanto existirem indivíduos que precisem ouvir o que em grande parte das vezes já sabem, ou gostariam de escutar, esse tipo de alternativa para conquista e manutenção de novos adeptos permanecerá em um crescimento contínuo e possivelmente eterno. 

O que realmente tem me assustado nos últimos anos é a proliferação do que chamo de “seitas comerciais” disfarçadas de cursos de formação que invadiu o Brasil de uma forma violenta. 
 

São milhares de pessoas que por um motivo ou outro “entram de cabeça” em treinamentos que prometem criar líderes ou até oferecer a fórmula mágica da felicidade na vida profissional ou até pessoal. 
 

Vivemos no mundo dos coachs de vida, boa parte deles formados por um curso de quarenta horas, que sem nenhuma formação humana anterior se sentem aptos a guiarem pessoas em busca do chamado “caminho do sucesso”. Ok, apesar de acreditar que um bom número desses pseudo profissionais realizem tal atividade conscientes e acreditando serem capazes de obter resultados, me assusta mais ainda os fiéis seguidores desse tipo de trabalho se entregam as práticas e inclusive remuneram tais pessoas para descobrirem o que chamam do alcance da facilidade plena 
 

Meu medo cresce em saber que o mercado onde hoje atuamos está “infestado” de “gurus da motivação” que gritam, levantam os braços, dançam, proferem palavras de entusiasmo, pisam em brasas, dão abraços e efusivamente pleiteiam gratidão. 
 

Confesso a todos que se hoje fosse complementar minha formação com outra pós-graduação, pesquisaria sobre os resultados de pessoas que já gastaram fortunas junto a estes pseudo profissionais, comprando livros, cartilhas, lendo regras de como influenciar pessoas, enfim, acreditando. 
 

A empolgação é breve, a realidade longa. 
 

Despeço-me aqui me desculpando, acredito nunca ter escrito um texto com tantas aspas, mas sobre um assunto de tamanha superficialidade, afirmar algo seria um crime. 
 

Despeço-me agora, prometo que pela última vez nesse texto, sugerindo que trabalhem e leiam sobre quem obteve sucesso, nunca é tarde para descobrir que emocionar não gera resultado, até porque, até hoje não nasceu um ser vivo capaz de motivar alguém se não nós mesmos, motivação vem de dentro e de nenhum outro lugar, acreditem. 

Serviços da faculdade
Serviços do Senac-RS
Acessos
Serviços
Institucional
Contato
Top of mind 2018
Top de marketing ADVB 2018
Great Place to Work 2018
Top Ser Humano 2018
Melhores em Gestão 2018