Senac

Rio Grande do Sul

Artigo

MARCA

por Me. Rafael Damé

90% dos autores que falam sobre marca fixam-se no conceito de ser um sinal gráfico ou um nome que represente alguém ou uma empresa, mas se formos conversar sobre o valor disso? Ok, brandequity dentro da bibliografia de branding ajuda bastante para nos inteirarmos da importância absurda que tal conceito exerce no patrimônio de uma empresa. 

Certa vez ouvi um palestrante comparar uma marca a uma conta de poupança em um banco qualquer, onde periodicamente depositamos determinados valores, mas em um momento, que muitas vezes não esperamos, há um saque, ou seja, um momento onde uma crise pode ocorrer, podendo prejudicar eternamente tal marca e sua consequente trajetória. 

A escolha de uma marca é sem dúvida um dos momentos mais difíceis para aqueles que optam pelo empreendedorismo, porém, sentir que se existe, saber que lhe reconhecem e passar a ser uma opção passa a ser a rotina diária de quem irá administrar tal marca escolhida e principalmente cuidar para que essa marca “sempre esteja bem acompanhada” por pares que somente lhe agreguem valor e não “manchem” sua trajetória com problemas paralelos que podem “respingar” em sua imagem perante o público consumidor. 

Se existe algo belo no mundo da administração das marcas é o alto investimento exigido pela ferramenta do merchandising que propicia o engajamento de uma determinada marca junto a uma personalidade ou de um momento escolhido em que se possa observar tal produto agindo para a finalidade de que foi criado, em comparação ao risco que se ocorre em unir ou fazer tal marca partícipe na trajetória de outra marca. Ou seja, administrar sua própria marca já é uma responsabilidade grandiosa, administrar outra que não conhecemos, aí já é demais, mas muitas vezes necessário, coisas de marketing, riscos maravilhosos, rotina de quem vive o mercado, quem está nela por que quer sabe que aí está a essência da paixão de viver assim. 

Serviços
Institucional
Contato
Top of mind 2018
Top de marketing ADVB 2018
Great Place to Work 2018
Top Ser Humano 2018
Nós apoiamos o Pacto Global
Melhores em Gestão 2018