Senac

Rio Grande do Sul

Artigo

Estamos preparados para avaliar?

por Rafael Damé

Desde que a educação existe, pré-história do marketing educacional, nós professores somos obrigatoriamente capacitados para avaliar. Quantitativamente ou qualitativamente, não importa, sempre tivemos que avaliar para podermos, dentro de um modelo extremamente tradicional, ranquear nossos alunos em atividades a que os desafiamos. 
A partir do momento em que a gestão tornou-se ativa e com papel preponderante nas instituições educacionais, os professores obrigatoriamente passaram a também ter que aprender a serem avaliados. 

Por mais que particularmente não concorde com a nomenclatura de cliente para os alunos, precisamos ceder à justificativa de que estes precisam ter voz para que as organizações de educação tenham claro os pontos que devem manter ou alterar do ponto de vista da gestão mercadológica que caracteriza e posiciona esta instituição perante o mercado. 

Dentro desse cenário, pode-se dizer que o aluno, além de voz, passa também a traçar o rumo de sua instituição de ensino, já que serão suas percepções que posicionarão mercadologicamente sua instituição de ensino perante o ambiente de inserção da mesma, nada mais do que esperado, tendo em vista que convivemos com uma geração de alunos extremamente interativa onde os meios de comunicação não mais informam e sim trocam opiniões com seus ouvintes, leitores ou telespectadores, dessa forma, não seria no ambiente da construção da aprendizagem que o aluno perderia a oportunidade e o direito de avaliar o que para ele “serve ou não serve”. 

Posto isso, o professor, que por décadas necessitou saber administrar seu poder perante seus grupos de estudantes, hoje deve ser aceito por este grupo a ponto de mudar suas convicções em prol das necessidades daqueles que depositam nele a oportunidade de, no mínimo aprender. 

Serviços da faculdade
Serviços do Senac-RS
Acessos
Serviços
Institucional
Contato
Top of mind 2018
Top de marketing ADVB 2018
Great Place to Work 2018
Top Ser Humano 2018
Melhores em Gestão 2018