Senac

Rio Grande do Sul

Artigo

Linguagem de Programação Lua x TV Digital Interativa (TVDi)

por Paulo Roberto Luzzardi - Professor doutor da Fatec Pelotas

Lua é uma linguagem de programação baseada em scripts, interpretada e amplamente utilizada nas mais diversas áreas. A mesma foi criada em 1993 por brasileiros: Roberto Lerusalimschy, Luiz Henrique de Figueiredo e Waldemar Celes desenvolvedores do TECGRAF (Grupo de tecnologia em Computação Gráfica), da PUC - Rio. A princípio essa linguagem surgiu com foco direcionado ao uso de um projeto da Petrobrás. Ela faz parte do padrão GINGA para o Sistema Brasileiro de TV Digital (SBTV).

Essa é uma linguagem de programação de extensão, a estender outras linguagens, sendo utilizada dentro de outras plataformas de programação e necessita um programa hospedeiro que chama as variáveis e métodos Lua. Essa ex-periência trouxe a percepção clara de simplicidade, clareza e eficiência e sendo utilizada em jogos, controles robóticos e processamento de textos. Foi criada com o objetivo de ser simples de ser embarcada.

Isso é, ela é extremamente pequena, sucinta, de sintaxe simples. Lua está presente praticamente em qualquer sistema, com essa facilidade de uso, Lua se tornou popular e hoje é usada por grandes empresas tais como: (a) Incor (Instituto do Coração em São Paulo), Utilizada no servidor do sistema que monitoram pacientes na UTI via Web; (b) NASA, Lua foi à linguagem usada no controle dos níveis de concentração de gases perigosos na preparação para o lançamento de ônibus espacial; (c) Petrobras, principal usuária, utilizando principalmente em visualizações de perfis geológicos; (d) Intel, empregada na ferramenta interna para layout de chips (processadores); (e) Google, apresenta o “Android Scripting”, tem seu ambiente desenvolvido com apoio de Lua. 

Serviços
Institucional
Contato
Top of mind 2018
Top de marketing ADVB 2018
Great Place to Work 2018
Top Ser Humano 2018
Nós apoiamos o Pacto Global
Melhores em Gestão 2018
Você só tem

para mudar de vida e ainda economizar!