Senac

Rio Grande do Sul

Artigo

Quero ensinar a alegria

por Tatiani Torchelsen - Docente da Fatec Pelotas

A felicidade não é uma disciplina que emnsina logística, matemática, planejamento, enfim, essas coisas que chamamos de disciplinas. Me pergunto o que devo ensinar e se coloco uma porção de alegria nesta receita de conhecimento? Percebo nos olhares dos meus alunos uma súplica silenciosa dizendo “me ajuda a ser feliz!” A educação evoluiu, a tecnologia traz a informação numa velocidade incalculável, e os mestres evoluíram? Muitos ainda repassam receitas prontas e que deram certo, talvez porque vivemos em uma sociedade que precisamos ganhar tempo, então, não há tempo para desperdiçar com os erros e as tentativas e muito menos investir energia no pensar e sonhar.

O mesmo prazer que sentimos em ensinar os alunos deveriam sentir em aprender, deveriam porque para muitos a sala de aula ainda é um sofrimento, e se perguntados sobre a experiência e a felicidade em estudar irão responder sobre as suas amizades e companheirismo entre eles, mas poucas são as referências a seus mestres, e fica a pergunta por quê? Talvez porque para nós professores o mais cômodo ainda é ensinar as receitas prontas, sem a preocupação da compreensão e do aprender e o mais importante, será que o aluno possui os ingredientes para executar a receita? O que quer dizer isso? Os alunos precisam identificar significado entre os conteúdos e o seu dia a dia, à sua vida e as suas necessidades.

Nossos jovens, ao mesmo tempo em que possuem todas as informações a sua disposição e ainda a possibilidade de se conectar com qualquer pessoa de qualquer parte do mundo, estão carentes de afeto, de diálogo, de exemplo, de significado, mas principalmente de alegria, prova desta constatação são os altos índices de depressão e novas doenças da atual geração. Neste contexto diariamente me questiono sobre o ensinar e o aprender, o que os nossos alunos esperam dos seus mestres, como reinventar a receita para que ela exale cheiro e sabor e significado para quem for usá-la?

Estamos formando pessoas em massa ou estamos formando pessoas que possam ter liberdade para pensar, questionar, crescer sem perder a alegria do convívio e de saber experimentar a alegria do conhecimento. Continuo querendo ensinar a alegria. 

Serviços da faculdade
Serviços do Senac-RS
Acessos
Serviços
Institucional
Contato
Top of mind 2018
Top de marketing ADVB 2018
Great Place to Work 2018
Top Ser Humano 2018
Melhores em Gestão 2018