Senac

Rio Grande do Sul

Artigo

O marketing da experiência

por Rafael Damé - Professor da Fatec Pelotas

Desde que se resolveu estudar marketing, guindando o assunto a um status de ciência, várias foram às teorias e tendências criadas para relacionarem-se com o tema e, ultimamente, quem estuda ou aplica o marketing em um formato mais profissional vem socorrendo-se do que se tem chamado de marketing da experiência, que nada mais é do que uma utilização do marketing como ferramenta estratégica de relacionamento pautada na vivência do cliente com o serviço ou produto oferecido, em uma linguagem mais popular, a ideia é fazer os clientes provarem do que se oferece para que indiquem a novos possíveis consumidores.

Partindo dessa premissa, o marketing da experiência pode ser encarado como a formalização do conhecimento dos motivos pelos quais o cliente compra, tema mais que necessário nos dias de hoje, onde a concorrência se apresenta em um volume excessivo com ações estratégicas bastante agressivas no afã de vender.

 Se pensarmos que na grande parte das vezes os produtos oferecidos são muito semelhantes, se não iguais, os preços também acompanham tal semelhança, pode-se dizer que a cada dia teremos mais consumidores comprando atendimento, ambiente, cheiro, temperatura, decoração, cores, locais, pessoas, ou seja, tudo que é capaz de ser tangibilizado em uma compra, assim, os produtos, que por décadas foram encarados como o objetivo-fim em um processo de compra e venda, hoje, se analisarmos uma realidade saudável de relacionamento entre comprador e vendedor, passa a ser um simples meio que, se bem conduzido, irá guiar tal relacionamento para o objetivo fim que será a conquista do cliente, o benefício que fez valer a pena sua compra, que o fez sentir ganhador em relação ao negócio que realizou.

Assim se trabalha marketing da experiência tendo como meta que o cliente sempre termine qualquer processo comercial melhor do que entrou.

Serviços
Institucional
Contato
Top of mind 2018
Top de marketing ADVB 2018
Great Place to Work 2018
Top Ser Humano 2018
Nós apoiamos o Pacto Global
Melhores em Gestão 2018