Senac

Rio Grande do Sul

Artigo

Dicas para um currículo de sucesso

por Márcio Barragan - professor do Senac São Luiz Gonzaga

Os meses de outubro a dezembro são uma oportunidade para quem procura ingressar ou retornar ao mercado de trabalho. Nesse período as empresas, principalmente as comerciais, costumam aumentar os seus quadros de colaboradores para suprir a demanda de final de ano, quando as vendas aumentam em decorrência do 13º salário e das festividades de Natal e Réveillon.

O passo inicial para ingressar no mercado de trabalho é o currículo. Um currículo bem feito aumenta as chances de contratação, ainda que a vaga seja muito concorrida. Para que o currículo não se transforme na primeira e última impressão do candidato passada para a empresa, o profissional deve estar atento a alguns pontos para tentar chamar a atenção. Confira algumas dicas para elaborar seu currículo:

- Seja objetivo. Tem muita gente que acha que encher o currículo com todos os cursos realizados é o melhor, mas na verdade deve-se colocar somente as qualificações que sejam importantes para aquela vaga para a qual está se candidatando. Quem vai ler o currículo sempre tem um foco. Se não é o que está buscando, não vai ler. Objetividade também faz com que o currículo não fique muito extenso. Uma página é suficiente, ou no máximo duas.

- Também não é necessário informar seus dados pessoais como número do CPF, RG ou título de eleitor. Se a empresa realmente tiver interesse nesses dados, irá solicitá-los. Porém, não se esqueça de colocar as suas informações de contato e mantê-las atualizadas.

- Outro ponto que levanta dúvidas é em relação à foto. Apenas coloque foto se for importante para a vaga pretendida e se tiver uma foto apropriada, ou ainda, quando o anúncio de emprego exigir.

- Com relação à escolaridade, basta informar o último nível atingido, ou seja, se o candidato estiver cursando uma faculdade, por exemplo, não precisa informar que ele possui ensino médio, pois esta informação já está subtendida. Se o candidato parou a faculdade, vale informar que possui um ensino superior, mesmo que incompleto, pois mostra que ele chegou a buscar uma qualificação. Mas lembre-se de que o motivo da desistência pode ser questionado na entrevista.

- Nunca minta ou altere informações no seu currículo. Se não possui conhecimento em língua inglesa, por exemplo, não deve mencionar esta informação, pois isso pode ser facilmente verificado através de testes.

- É importante também, prestar muita atenção no que escrevemos, pois erros de português podem eliminar candidatos dos processos seletivos. Se o candidato possui alguma dificuldade com o português ou tem dúvidas em relação à escrita, deve pedir ajuda para alguém mais informado.

É importante mencionar, ainda, que mesmo quem nunca trabalhou, possui informações importantes para o currículo, como cursos, estágios, experiências obtidas na universidade, trabalhos voluntários etc. E vale lembrar que vai ter momentos em que a empresa vai procurar um candidato sem experiência profissional e nesse momento quem tiver experiência será descartado. Portanto cabe ao candidato procurar uma organização adequada ao seu perfil.

Serviços da escola
Serviços do Senac-RS
Acessos
Serviços
Institucional
Contato
Top of mind 2018
Top de marketing ADVB 2018
Great Place to Work 2018
Top Ser Humano 2018
Melhores em Gestão 2018