Senac

Rio Grande do Sul

Artigo

Gerindo sua empresa em tempos de crise

por Ariane Luisa Nedel

Em épocas de incertezas e preocupações, uma das melhores formas de equilibrar nossas vidas e acalmar os ânimos é utilizarmos o planejamento como base principal. E planejar significa que teremos de antecipar nossas atitudes e decisões diante das novas situações às quais estaremos sujeitos. Tratando-se de vida financeira, 80% dos brasileiros não controlam suas finanças nem mesmo fazem ideia do que está acontecendo com o seu dinheiro, segundo dados de pesquisa realizada em 2014. E - é claro - se não estamos conseguindo controlar o nosso dinheiro, como conseguiremos administrar financeiramente nossa empresa?

Conforme gestores da Bain & Company, importante empresa de consultoria em negócios, precisamos nos questionar de três maneiras cruciais: como a crise afeta meu ramo empresarial? Como minha empresa está posicionada dentro dele? Quais os recursos financeiros que minha organização dispõe para atravessar o momento de crise? A partir dessas premissas, podemos refletir sobre nosso negócio de maneira assertiva e planejar os próximos passos a serem dados.

Se identificarmos que há disponibilidade de “dinheiro em caixa”, poderemos enfrentar a turbulência da tempestade com mais combustível até que ela se dissipe; e nossa empresa, nossa embarcação, continuará navegando. Caso a resposta seja negativa, haverá uma necessidade de reduções e replanejamento de estratégias. Portanto, planejar e preparar-se positivamente desde a origem de seu negócio é a chave para atravessar a tempestade segurando firme o seu barquinho.

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