Senac

Rio Grande do Sul

Artigo

A importância de ser um Jovem Aprendiz

por SAvana Fuhr Flores - Professor do Senac Montenegro

O que é, afinal de contas, ser um aprendiz? É assinar um contrato com um número X de horas teóricas mais um número X de horas práticas, cumprir as regras deste período de contrato, usar crachá, comparecer quatro horas por dia no mesmo local de trabalho durante esse período e depois se desligar da empresa? Eu acho que não. 

Aprendiz é estar disposto a Aprendizagem não apenas Comercial, mas também emocional. Ser aprendiz não é apenas estar disposto a aprender as responsabilidades que o mercado de trabalho exige, mas sim estar disposto a tudo, tanto em sala de aula como na empresa. É aprender a conviver com outras pessoas, é ser flexível para ensinar o que sabe e aprender o que não sabe, é descobrir talentos e aprender a trabalhar com eles. É dedicar alguns meses de um ano de sua vida em busca de conhecimentos que você vai levar para a vida inteira. 

Uma das coisas mais incríveis que o curso de Aprendizagem Comercial proporciona ao aluno é o diferente. O aprendiz tem contato com disciplinas que ele aprende no ensino fundamental, no ensino médio, mas ainda assim na aprendizagem tudo é visto e trabalhado de outras formas. Assim como o professor se preocupa com o diferencial para as suas aulas, ele quer transformar o aluno em um profissional que tenha esse diferencial.

O objetivo é justamente esse, transformar e preparar o jovem para um mercado de trabalho que não quer mais um profissional que seja qualificado para apenas determinada função, ele quer um profissional que saiba fazer um cálculo de regra de três simples, bem como um texto bem feito e coerente, até um profissional que saiba atender os diferentes tipos de clientes que o contato com o comércio traz. Em suma, o aluno sai da parte teórica para a parte prática preparado para enfrentar os maiores e mais diferentes acontecimentos, até mesmo os melhores ou mais difíceis clientes. 

Aprende a dar valor à empresa e a desejar o sucesso da mesma. Aprende que ele deve trabalhar não apenas pela empresa, mas com a empresa. Tem a oportunidade de vivenciar conflitos reais na teoria, para na prática saber como lidar com os mesmos. E o mais importante e essencial que o aprendiz leva para o resto de sua vida, e que aprende inúmeras vezes tanto em teoria quanto em prática, ou até mesmo nos obstáculos da vida pessoal, é que o importante não é a quantidade, e sim a qualidade. Que não basta ter conhecimento e não ter competência. E é isso que queremos todos os dias, fazer do aprendiz o melhor que ele pode ser, mostrando que ninguém se torna um bom colaborador sem um dia ter sido um bom aprendiz. 

Serviços da escola
Serviços do Senac-RS
Acessos
Serviços
Institucional
Contato
Top of mind 2018
Top de marketing ADVB 2018
Great Place to Work 2018
Top Ser Humano 2018
Melhores em Gestão 2018