Senac

Rio Grande do Sul

Artigo

Dicas de como planejar a carreira para 2021

por Cleonir da Rocha Kaipper - Professora do Senac Taquara

Todos queremos e esperamos que 2021 seja melhor que 2020. No pós-pandemia, muitas oportunidades devem surgir. Portanto, é importante que você determine aonde quer chegar, em quanto tempo e que você crie um plano de ação para alcançar seu objetivo.

Abaixo, temos um passo a passo para que você consiga visualizar essas etapas da melhor forma possível:

1. Avalie o cenário atual

Como será o pós-pandemia? Quais competências serão valorizadas? Quais áreas estarão aquecidas? Quais serão os cargos e habilidades mais buscados? É preciso entender o cenário para saber como você pode aproveitar as tendências da melhor forma.

 

2. Estabeleça objetivos a curto, médio e longo prazo

Como você pode atingir um objetivo se não sabe qual é ele? Impossível, certo? Por isso, é muito importante que você saiba aonde quer chegar para traçar um plano e se manter firme nessa direção.

 

3. Construa um cronograma de ações

Agora é hora de avaliar os caminhos que levarão você até lá. Pense em cursos que você precisa fazer e em quais empresas e cargos precisa trabalhar para adquirir o tipo de experiência exigida para chegar ao objetivo.

 

4. Tenha em mente suas motivações

Motivação significa os motivos que você tem para fazer alguma coisa. Para seguir um plano, é importante conhecer as razões que você tem por trás dele.

 

5. Faça uma auto avaliação

Quais competências comportamentais e técnicas você tem e quais ainda precisa desenvolver para alcançar o seu objetivo? Faça uma lista dos seus pontos fortes e daquilo que você sabe que precisa desenvolver (mesmo que não tenha vontade).

 

6. Detalhe cada passo que precisa dar

Depois de fazer a auto avaliação, é hora de detalhar o plano para correr atrás do que você precisa melhorar.

 

7. Celebre as pequenas vitórias

Sempre que você alcançar uma meta, mesmo que seja pequena, faça alguma coisa especial para você. Você merece, sim. É importante comemorar as pequenas vitórias, aprender com as pequenas derrotas e atualizar o planejamento com base nas experiências adquiridas ao longo do caminho.

Para cumprir o plano, você vai precisar de bastante foco e disciplina e vai precisar estar preparado para ajustes no decorrer do caminho. É normal que as coisas não saiam exatamente como o planejado. Por isso, precisará de foco para não se desmotivar pelo caminho. O importante é não desistir assim que o primeiro obstáculo aparecer. Mantenha-se firme para seguir as recomendações. Boa sorte!

Serviços
Institucional
Contato
Top of mind 2018
Top de marketing ADVB 2018
Great Place to Work 2018
Top Ser Humano 2018
Nós apoiamos o Pacto Global
Melhores em Gestão 2018
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade para melhorar sua experiência em nossos sites e personalizar a entrega de conteúdo do seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com essas condições.