Senac

Rio Grande do Sul

Artigo

Aprender e ensinar em uma nova perspectiva

por Gilmar Melo - Professor do Senac Taquara

Existem educadores que ainda são resistentes à adoção de metodologias ativas na aprendizagem. É difícil romper com a educação tradicional, mas, no momento em que vivemos uma pandemia e a educação on-line se faz acontecer, esta é a hora certa para atropelar essa tradição e isso acontece com a busca de inovação no ensinar e aprender, criando um desafio mais amplo e que considere o aluno corresponsável pelo processo de aprendizagem.

O Senac tem como missão mudar vidas através da educação profissional, e essa missão está ligada diretamente ao suporte que a organização oferece ao professor/educador, em especial, com as ferramentas oferecidas para que o ensino-aprendizagem, tanto presencial, quanto EAD, seja uma experiência significativa, principalmente no momento atual, onde as escolas regulares e de ensino profissional, valendo-se do uso da tecnologia, passaram a utilizar a educação à distância (EAD).

No entanto, essa modalidade on-line de educação não exime o professor ou o profissional de educação de passar toda a responsabilidade ao educando, pois sabemos que o aluno ainda resiste em ser o protagonista de seu aprendizado, mas sabemos também que é hora de modificarmos a forma de ensinar e de aprender.

Neste momento, o educador precisa ter a criatividade de usar estratégias para que o educando tenha boas experiências de aprendizagem que os despertem para criarem suas próprias estratégias.

A utilização de estratégias ensino-aprendizagem são intervenções que prezam pela qualidade do ensino, proporcionando um aprendizado permanente, necessitando, o professor/educador, estar preparado para fomentar uma educação que responda aos desafios tecnológicos que irão surgir, fazendo com que o aluno desperte para um aprendizado interativo e criativo.

Dentro do contexto que envolve o ensino-aprendizagem, não podemos deixar de falar na educação 4.0, na qual cada vez mais se fala em um aprendizado de forma incorporada e cada vez mais conectado dentro do contexto da aprendizagem, saindo do ambiente físico e passando para o ambiente on-line.

Nessas formas de aprendizagem presencial, híbrida e EAD, tanto o educador e educando precisam estar preparados para os desafios tecnológicos que serão apresentados, nos quais o aluno é sujeito ativo do seu aprendizado, utilizando-se de ferramentas tecnológicas e desenvolvendo a criatividade e a inovação, sendo importante lembrar que a experiência do aprendizado está associada à autoconfiança, à motivação e à autoestima e apresenta, também, sentimentos e emoções, podendo gerar medo, frustração, satisfação e realização.

Serviços da escola
Serviços do Senac-RS
Acessos
Serviços
Institucional
Contato
Top of mind 2018
Top de marketing ADVB 2018
Great Place to Work 2018
Top Ser Humano 2018
Nós apoiamos o Pacto Global
Melhores em Gestão 2018