Senac

Rio Grande do Sul

Artigo

A magia de aprender uma nova língua

por Jady Luana da Silva Lima - Professora do Senac Taquara

            Ao abordarmos o aprendizado de uma nova língua, geralmente se levantam dois posicionamentos: há quem se fascine por uma determinada língua ou cultura e busque conteúdos relacionados e há aqueles que, por alguma razão, não pensam que são capazes de aprender um novo idioma.

           Não posso ser hipócrita e negar que algumas pessoas aprendem uma língua estrangeira mais rápido do que outras, mas a chave da questão é a maneira como isso é feito. A verdadeira magia está em como você encara o idioma e o processo de aprendê-lo. E tomar para si a responsabilidade de transformar esse processo faz toda a diferença, ou seja, saber qual é a sua maneira de aprender, facilita essa jornada. É legal você procurar algo do seu interesse sobre a cultura de determinado idioma, pois isso vai te ajudar a ter uma ligação com a língua e a entender mais sobre a outra cultura.

            Com isso em mente, tomar algumas decisões no dia a dia será mais fácil. Por exemplo, se você for uma pessoa visual, uma dica é trocar o idioma do seu celular para a língua a ser estudada. Dessa forma, quando você estiver nas suas redes sociais, você verá os termos que antes estavam em português no novo idioma e conseguirá fazer a ligação entre os significados. Se você for uma pessoa sinestésica, você pode procurar a letra da sua música favorita no idioma estrangeiro e cantar enquanto você lê e escuta ela. Isso ajudará na sua pronúncia. Se você for uma pessoa auditiva, você pode ouvir podcasts que abordem aspectos da língua de interesse enquanto você estiver indo para o trabalho ou fazendo as tarefas domésticas. Esse exercício ajudará você a se familiarizar com a cultura e vocabulário.

            Enfim, existem inúmeras pequenas ações que você pode tomar para tornar a língua parte da sua rotina, e você não precisa sentir a pressão de ter que aprender, porque esse processo é gradativo. Não se iluda, não se aprende uma nova língua em trinta dias e tudo bem, a paciência e a perseverança é que trarão o resultado. Não se cobre demais, isso vai fazer com que você perca o desejo de continuar até o fim.

            Por fim, além de você sair desse processo com a habilidade de se comunicar fluentemente com pessoas estrangeiras, existem outras vantagens que de início nós não nos damos conta, mas agregam na nossa vida. Por exemplo: o crescimento pessoal, ao ampliar sua visão de mundo quando você entra em contato com outras culturas – maneiras diferentes de pensar e entender o mundo; fortalecimento da sua memória e atraso de até cinco anos no envelhecimento cerebral; desenvolvimento do pensamento lógico – argumentação, processamento de informações, resolução de problemas; aumento da autoconfiança e crescimento da massa cinzenta do seu cérebro devido à nova língua, mantendo o seu cérebro ativo.

            Tudo depende de como você vê e qual é a sua verdadeira motivação: por qual motivo você gostaria de aprender uma nova língua? Encontre ele e tenha a força de vontade suficiente para conquistar o idioma que pode te abrir portas, tanto no mercado de trabalho, quanto te oferecer a liberdade de poder viajar e se comunicar com outras pessoas, pura e simplesmente pelo prazer da troca de experiências.

Serviços
Institucional
Contato
Top of mind 2018
Top de marketing ADVB 2018
Great Place to Work 2018
Top Ser Humano 2018
Nós apoiamos o Pacto Global
Melhores em Gestão 2018
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade para melhorar sua experiência em nossos sites e personalizar a entrega de conteúdo do seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com essas condições.