Senac

Rio Grande do Sul

Artigo

Quero ser empreendedor, e agora?

por Gilmar Machado Melo - Professor do Senac Taquara

Afetados pelo desemprego, muitos brasileiros decidiram empreender. Além da necessidade de gerar renda, pensam também no giro da economia e na contribuição social que seu empreendimento pode trazer para a comunidade onde está inserido. Empreender é sempre uma atividade de correr riscos, e dentro desse contexto empreendedor, o conhecimento é fator diferencial no desenvolvimento do seu negócio. É por meio desse conhecimento que o empreendedor poderá realizar ações e tomar decisões mais assertivas frente às necessidades e adversidades do mercado e, assim, tornar sua empresa uma empresa de sucesso.

Ser empreendedor vai muito além de abrir as portas da empresa, é preciso ter conhecimento da complexidade que envolve esse mercado e a palavra-chave é planejamento. Para que isso aconteça, é indispensável responder questões como: Onde abrir meu negócio? Quanto tenho de capital? Quem é o meu cliente? Quem é o meu concorrente? Quem são meus fornecedores? E essas respostas estão no planejamento.

Um bom começo na trilha da abertura da empresa é ter bem claro o seu propósito, qual vai ser a missão, a visão e os valores que vão nortear o empreendimento. A missão vai responder o porquê empreender, a visão vai dizer onde a empresa quer chegar e os valores demonstram qual será o seu comportamento. Desse modo, quanto mais claro for esse tripé, mais fácil será atingir os objetivos.

Segundo a revista Exame, o SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) liberou um relatório com dados que demonstram que, no Brasil, uma em cada quatro empresas encerra as atividades antes de completar dois anos e um dos principais motivos é a falta de planejamento. Aliado a essa falta de planejamento, temos dados históricos da baixa escolarização que reflete diretamente na falta de conhecimentos específicos. Ninguém nasce empreendedor. Se você quer estar preparado para enfrentar essa jornada, comece agora a buscar capacitação, buscar conhecimento e veja quais as competências e habilidades necessárias para empreender e, assim, ter uma empresa lucrativa.

Serviços
Institucional
Contato
Top of mind 2018
Top de marketing ADVB 2018
Great Place to Work 2018
Top Ser Humano 2018
Nós apoiamos o Pacto Global
Melhores em Gestão 2018