Senac

Rio Grande do Sul

Artigo

Como conquistar uma oportunidade de emprego para o novo ano

por Cleonir da Rocha Kaipper - Docente do Senac Taquara

Uma pergunta comum entre jovens que ingressam no mercado de trabalho é “O que vale mais para se conseguir trabalhar, ganhar dinheiro e viver confortavelmente: saber fazer muitas coisas ou saber fazer muito bem uma coisa só? ” Em resumo, o que é melhor: versatilidade ou especialização?

Não há uma resposta única para esta pergunta – ambas têm vantagens e desvantagens. Por um lado, alguém preparado para realizar diferentes trabalhos verá suas chances ampliadas. Mas também há chances para aqueles que sabem fazer uma coisa só, especialmente se esta for uma especialidade muito necessária para o mercado de trabalho. No entanto, uma “pessoa de um só instrumento” (que tem uma única especialidade), pode ter dificuldades se essa especialidade perder mercado.

Certamente, a melhor opção esteja em seguir uma estratégia mista: ter mais de uma especialidade. Quem sabe atuar bem em duas ou três ocupações profissionais pode escapar da superficialidade e do risco do obsoletismo.

Ter conhecimento efetivo de uma ocupação profissional é algo bem diferente: quem conhece detém os conceitos teóricos que explicam o trabalho a ser feito, bem como as técnicas que traduzem esses conceitos na prática. A pessoa que “conhece” é muito mais confiável.

Nos últimos anos, o trabalhador experimentou mudanças que repercutiram positivamente no emprego: tivemos uma evolução na quantidade de ofertas de trabalho. Ainda assim, grande parte das vagas recém-criadas exige experiência, pouca ou mesmo nenhuma qualificação e, como se sabe, nessas circunstâncias, o emprego sempre acaba sendo um bem instável.

Isso é válido, claro, mas há outras possibilidades, e nada impede que a gente tenha duas ou três carreiras paralelas, que sejam completamente diferentes ente si. Por exemplo, nada impossibilita que uma atual dona de casa se transforme em uma manicure ou designer de sobrancelhas, que uma babá se qualifique em vendas e atendimento ao cliente, enfim. O importante é você ter opções a oferecer nesse mercado de trabalho.

Tenha em mente que aquilo com o que você nem sonha existir no mundo é o que mais facilmente pode derrotá-lo. Como você não tem consciência disso e, portanto, não pode prevenir-se de seu efeito, isso é uma arma poderosa na mão dos concorrentes. Portanto prepare-se e conquiste sua oportunidade de emprego para o novo ano.

 

 

Serviços da escola
Serviços do Senac-RS
Acessos
Serviços
Institucional
Contato
Top of mind 2018
Top de marketing ADVB 2018
Great Place to Work 2018
Top Ser Humano 2018
Nós apoiamos o Pacto Global
Melhores em Gestão 2018
Você só tem

para mudar de vida e ainda economizar!