Dicas para um vendedor de sucesso
por Gilmar Machado Melo - Docente
Hoje em dia, no segmento do comércio de vendas de bens e serviços, é comum ouvirmos frases como:
- As vendas não vão bem;
- As vendas estão paradas;
- Não vendi quase nada hoje;
- Neste mês não vou alcançar as metas, etc.
As pesquisas têm mostrado que o mercado de vendas se encontra estagnado. É nesse momento que o lojista precisa de ações assertivas para reverter essa situação. Uma das ações mais importantes em vendas está no conhecimento: a empresa deve conhecer muito bem o mercado, o cliente, o seu produto, o seu concorrente e, acima de tudo, a sua equipe de vendas precisa dominar as Técnicas de Negociação. É fundamental que o vendedor tenha habilidades técnicas e essenciais para a negociação.
O vendedor deve estar preparado para a negociação. Com as novas tecnologias o mercado muda a todo momento e o profissional de vendas capacitado e com visão reorganiza e movimenta as estruturas para que as vendas não fiquem estáticas. Para isso o colaborador deve buscar o conhecimento que é de extrema importância para organização e para sua realização pessoal, e é através do conhecimento/capacitação que esse profissional terá uma autonomia maior nas decisões e soluções de problemas.
É importante que a organização ofereça ao seu colaborador a aquisição de novos conhecimentos, principalmente quando se sabe que o mercado muda a todo o momento. Uma empresa que sobrevive a crises é aquela que mantém o seu profissional atualizado e preparado para a negociação.
Existe inúmeras ações que podem ser citadas com a finalidade de aumentar suas vendas, como exemplo:
-Parcerias com fornecedores;
-Ofereça o produto que o cliente espera;
-Varejo consciente.
Mas a mais importante ainda é o profissional de vendas que conhece as técnicas de negociação, pois é através dessas técnicas que o vendedor passará de um profissional de vendas, a um encantador de clientes. Fazendo, com isso, o diferencial em cada venda, em cada cliente, e através de uma negociação assertiva com certeza a organização irá aumentar suas vendas e acima de tudo fidelizar o cliente.