Lidando com Conflitos
por Cleonir da Rocha Kaipper - Docente
Todo conflito tem uma causa, um motivo causador que acaba desencadeando uma série de ações e atitudes muitas vezes inesperadas de um indivíduo. Mas como poderemos tratar um conflito se não soubermos o que está o causando? Para isso, uma das maneiras de lidar com o conflito é organizar um debate entre os envolvidos.
Um debate estruturado não precisa ser excessivamente formal, mas é preciso ter certeza de que não se transforme em uma troca de insultos. Uma ideia que é bem interessante é a de tentar controlar esse debate com cartões: cada participante recebe um cartão e, se uma pessoa estiver sendo muito negativa ou irrelevante, então qualquer pessoa do grupo pode mostrar-lhe um "cartão amarelo", como advertência, pois daí ela "se toca" que está falando muito e para de falar. Este é um bom modo de convencer as pessoas a assumirem uma posição calma e racional numa situação de conflito.
Devemos estar atentos às atitudes das pessoas que nos rodeiam. Verifique se há pessoas ficando aborrecidas com coisas como: lugares no estacionamento, o layout das salas ou a alocação dos setores de trabalho. Embora possa ser simplesmente uma questão de ego, talvez também esteja evidenciando inseguranças sobre cargos e sua importância, o que pode significar que elas precisam de mais orientação e treinamento.
Onde há relações humanas, sempre haverá conflitos. Mas, como podemos ver, um conflito não precisa ser sempre negativo, ele pode servir como oportunidade de crescimento e entrosamento entre os envolvidos se for administrado da forma correta.