Senac

Rio Grande do Sul

Artigo

Os Pilares da Educação e a competência profissional

por Veigla Flores Vargas

No momento em que os sistemas educacionais formais tendem a privilegiar o acesso ao conhecimento, em detrimento das outras formas de aprendizagem, é fundamental conceber a educação como um todo. Essa perspectiva deve, no futuro, inspirar e orientar as reformas educacionais seja na elaboração dos programas ou na definição de novas políticas pedagógicas.

A educação como um todo passa por um processo de transformação e adequação dos seus valores e deve ser vista de formação básica a técnica, onde os quatro pilares da educação tendem a nortear esse processo. A prática pedagógica e a interação docente e discente devem se preocupar com a aprendizagem e com a competência adquirida pelo aluno, abrangendo a formação de profissionais competentes, passando por todo o processo de aprender a conhecer, que remete a descobrir o novo e rever de, uma forma simples, novos paradigmas.

Aprender a fazer instiga-o a executar tarefas, ideias, pensamentos estratégicos, assumindo riscos calculados; aprender a conviver trazendo a habilidade do relacionamento interpessoal; aprender a ser refletindo o papel de ser cidadão capaz, acima de tudo, de exercer seu papel com competência moral, intelectual e física. Unindo os quatro pilares da educação e o conceito de competência, que diz respeito à capacidade de exercer funções com atividades envolventes em sala de aula, se é capaz de formar um profissional que conhece, sabe fazer, conviver, ser e assim torna-se competente e um cidadão que transforma a sociedade.

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