Senac

Rio Grande do Sul

Artigo

A importância de hidratar, nutrir e reconstruir o fio de cabelo

por Fernanda Strassburger Araujo - Docente da área de Beleza

Mudar o visual é sempre muito bom, tanto homens como mulheres querem se olhar no espelho e ver mudanças positivas,o problema dessa mudança é que os cabelos sofrem com os produtos químicos. A hidratação é o ponto de partida para quem quer tratar os fios: o cabelo danificado deve ser preparado para receber os nutrientes necessários. A hidratação é a melhor forma. Esse método nada mais é que a reposição de água que os fios perdem por conta da agressão sofrida por químicas, colorações e até mesmo xampus e condicionadores. O cabelo perde sua resistência hídrica natural e fica ressecado e quebradiço. O cabelo humano é considerado um tecido morto, logo, a parte viva se encontra no bulbo na derme do couro cabeludo. Além disso, é suscetível a questões alimentares, ou seja, se a pessoa tiver uma boa alimentação ou consumir muita água, estará beneficiando as células do bulbo e obterá cabelos mais fortes e saudáveis. Entretanto, isso não ocorre em todo o comprimento dos fios - e quanto maior for o cabelo, aumenta a dificuldade. 

Já a nutrição - que é interligada à hidratação - trata-se da reposição de nutrientes. No caso dos cabelos, é utilizado para repor os lipídeos naturalmente presentes nos cabelos com a função de impermeabilizá-los, além de deixá-los macios, flexíveis e brilhantes. A produção das glândulas sebáceas somada à proteção das glândulas sudoríparas, e mais os resíduos da desintegração da epiderme, compõem o manto hidrolipídico - um fator de proteção a pele do couro cabeludo. A principal tarefa dos lipídeos é formar uma camada de proteção nos fios. Como os produtos cosméticos possuem efeito demorado, indica-se usá-los antes da hidratação, para garantir que os resultados sejam eficazes durante os outros processos. 

A nutrição é uma forma de manter a hidratação nos cabelos e outros nutrientes presentes. Produtos que contém manteiga de karité, manteiga de cacau, óleo de argan, óleo de coco, entre outros, são ricos em lipídeos. 

A reconstrução nada mais é que a reposição de proteínas. O cabelo só estará preparado para a reconstrução depois da hidratação correta. Apontada como a etapa principal, a queratina exerce função estrutural, isto é, fornece rigidez e consistência ao tecido que forma a estrutura do fio. A estrutura do cabelo pode ser danificada pelos processos químicos e uso freqüente de escova e chapinha, resultando em pequenas fissuras no fio capilar. Para amenizar esses problemas, geralmente a reconstrução é recomendada após a hidratação e nutrição. 

A queratina em excesso pode ser prejudicial se aplicada em grandes quantidades. Quando a pessoa faz uso da mesma sem necessidade, as madeixas tendem a ficar saturadas e quebradiças. A reconstrução pode ser realizada no cabelo com produtos que contenham ingredientes como queratina hidrolisada, proteína do trigo hidrolisada, proteína de soja hidrolisada e aminoácidos - que são os formadores das proteínas, como também a cisteína e arginina.

Serviços da escola
Serviços do Senac-RS
Acessos
Serviços
Institucional
Contato
Top of mind 2018
Top de marketing ADVB 2018
Great Place to Work 2018
Top Ser Humano 2018
Nós apoiamos o Pacto Global
Melhores em Gestão 2018