Senac

Rio Grande do Sul

Artigo

O que é Ransomware e como se proteger dessa ameaça

por Diego Bittencourt de Oliveira - Docente área de Informática

Recentemente, vítimas do mundo inteiro foram afetadas por ameaças conhecidas como ransomware, um tipo de software malicioso que ameaça publicar os dados da vítima ou bloquear permanentemente seu acesso, a menos que seja pago um resgate. Através de uma notificação, o usuário é informado de que o acesso aos dados ou ao dispositivo está restrito e que se deve realizar um pagamento para recuperá-lo. Depois que o pagamento é efetuado, o ransomware devolve o acesso às nossas informações ou aos nossos sistemas. Porém não existe garantia alguma que, após o pagamento, seus dados serão devolvidos ou desbloqueados.

O ransomware é distribuído principalmente por meio de anexos de e-mail, mas também existem relatos de outras formas de infecção como, por exemplo, através da instalação de programas contaminados. Os desenvolvedores do ransomware usam técnicas de engenharia social para ludibriar os usuários finais a baixar, executar ou acessar o conteúdo malicioso. Após ser executado, o ransomware começa a criptografar dados e, na maioria das vezes, o usuário identifica a ameaça quando já é tarde demais e o ransomware já criptografou todos os dados do dispositivo.

Para se manter protegido é importante contar com tecnologias de segurança. Um exemplo de tecnologia de segurança é o antivírus. Além disso, os usuários podem adotar medidas que podem ajudar bastante como, por exemplo, não abrir e-mails cujo remetente seja desconhecido ou mesmo sendo um remetente conhecido, desconfiar se o conteúdo do e-mail não condizer com os assuntos normalmente tratados. Outra medida seria não instalar softwares cuja origem não seja o site oficial da fabricante da aplicação. Instalar softwares cujo download tenha ocorrido por sites de terceiros ou até mesmo cuja origem do instalador seja desconhecida tendem a não serem confiáveis, podendo trazer junto das aplicações ameaças como a do ransomware. O usuário tomando cuidados simples, como os sugeridos acima, diminuem muito a probabilidade de problemas com esta ameaça.

Serviços da escola
Serviços do Senac-RS
Acessos
Serviços
Institucional
Contato
Top of mind 2018
Top de marketing ADVB 2018
Great Place to Work 2018
Top Ser Humano 2018
Nós apoiamos o Pacto Global
Melhores em Gestão 2018