Senac

Rio Grande do Sul

Artigo

Diversidade e interação: Seja bem-vindo ao universo dos Youtubers

por Homero de Oliveira - Docente e produtor audiovisual

Segundo divulgação do próprio Youtube, a audiência da plataforma no Brasil é a segunda maior do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos. Mas o que tanto atrai os jovens a mergulharem neste universo? Para o docente do Senac Cachoeira do Sul e produtor audiovisual, Homero de Oliveira, o Youtube deixou de ser um hospedeiro de vídeos para se tornar uma rede social e esta mudança fortaleceu a busca por conteúdos de diversos gêneros. A diversidade oferecida pela plataforma é o que interessa ao público: “Os jovens de hoje em dia costumam assistir canais de gameplays, tutoriais e também de informações que chamam a atenção referente a algum acontecimento, conhecimento, curiosidade e até mesmo opinião de algum sujeito que possua um canal”, exemplifica Homero.

O Youtube é um fenômeno porque oferece todo tipo de conteúdo e permite que qualquer pessoa seja produtora deste conteúdo. Homero destaca que podemos encontrar uma infinidade de publicações de usuários que compartilham informações em formatos distintos, alguns profissionais, outros nem tanto: “Isso acontece porque o youtube é uma rede social pública e sem pré-requisitos para a utilização da ferramenta de publicação de vídeo”. Há espaço para quem faça vídeos por hobby e queira dividir suas ideias de uma forma simples, como também a plataforma está aberta a quem quiser investir no youtube como um caminho de ganhar dinheiro. “As que querem adquirir algum lucro já se preocupam mais com a qualidade de seus vídeos, com a identidade visual, estética e escolha de seu público-alvo referente à categoria de seu interesse” - complementa Homero.

Quando personalidades da web começaram a cultuar o mecanismo de canais e expor suas ideias e informações no Youtube, chamou a atenção a quantidade de retornos, seja negativos ou positivos, em relação às publicações. Para Homero, a partir desta situação, cria-se uma nova ferramenta de interação virtual: “A prática de dividir informações em canais foi se adaptando e logo se tornou um mecanismo profissional em função do número de acessos, que propaga a visibilidade dos canais entre anúncios no youtube e com isso possibilita um bom retorno financeiro”.

Remuneração

Segundo Homero, um canal no Youtube deve possuir um conteúdo 100% original para divulgação. A informação que interessa à plataforma é a visualização em que as pessoas interagem aos anúncios existentes na publicação. A cada mil views, os anunciantes pagam ao Youtube cerca de um dólar. “Quando se tem envolvimento com outros canais - as chamadas inscrições - relacionado a proporção de visualização acaba por aumentar ou manter o padrão de acesso”, acrescenta o docente.

Como começar

Criado o seu canal, a primeira atitude a tomar é elaborar uma ideia que possa chamar a atenção de outros usuários. Homero lembra que é importante focar em um gênero e um público alvo. Depois, criar uma identidade visual e dar um nome ao conteúdo. “Estruturado o contexto e o objetivo do canal, chega a hora de pensar no equipamento de captação de imagem e áudio, e saber utilizar ou conhecer alguém que entenda dos mecanismos de edição de vídeo” - sugere Homero.

Equipamentos

Homera comenta que alguns Youtubers fazem suas gravações no próprio quarto com uma Webcam, mas o ideal para quer se profissionalizar é um Kit com câmera de vídeo DSLR, tripé, captador de áudio direto e um software de edição em que possa trabalhar com a arte gráfica, efeitos e a montagem do projeto desenvolvido. “Com estes recursos, podemos criar e tornar o conteúdo mais sofisticado”, complementa.

Produção de Vídeo

Todo o conteúdo que possui um formato de vídeo qualificado chama mais atenção que os demais pelo fato de as etapas de roteirização, produção e finalização serem pensadas. Homero indica que, para criar um vídeo que chame atenção do público, deve-se criar um bom roteiro: “é essencial uma ideia a qual possa trabalhar com mecanismos de interação de vídeo e a principal característica dos youtubers, a atuação”.

Uma interessante observação para quem gostaria de iniciar com seu canal é realizar diversas produções antes da publicação, verificar onde possa alterar algum detalhe que venha dar um diferencial à informação do conteúdo, realizar um depósito de produções finalizadas e fazer lançamentos semanais para que tenha conteúdo suficiente na sequência de publicações e sempre ter interação com as pessoas que comentam seus vídeos por mais que tenha uma opinião não favorável às publicações. Afinal, o Youtube é um espaço de interagir com os conhecimentos mais diversos possíveis.

Serviços
Institucional
Contato
Top of mind 2018
Top de marketing ADVB 2018
Great Place to Work 2018
Top Ser Humano 2018
Melhores em Gestão 2018