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Artigo

Marketing Digital: Como começar a usar no meu negócio?

por Alison Zigulich - Docente de Marketing Digital

Uma das questões que mais encanta as empresas em questão de Marketing Online é a proposta de investimento baixo, com um maior retorno financeiro. Afinal, quem não quer uma oportunidade de um negócio altamente lucrativo? Mas a pergunta que fica é: “por onde começar? ”. O que é garantido é que, para ter resultados reais com a internet, primeiramente você deve estar disposto a investir tempo e dinheiro. Para guiar os seus primeiros passos, segue um passo a passo para construir sua presença online, que aprendi com meus 6 anos de experiência na área. E não se esqueça: “A meta do marketing é conhecer e entender o consumidor tão bem, que o produto ou serviço se molde a ele e se venda sozinho”. - Peter Ducker

1. Entender os ambientes: Os ambientes são divididos em duas partes: interno (negócio e produto/serviço, por exemplo) e externo (persona, parceiros, influenciadores e concorrência). Sua tarefa aqui é fazer um mapeamento completo de todos esses cenários, a fim de entendê-los tão bem que consiga ter tudo o que é preciso para criar um marketing excelente. Acredite, essa é a peça chave de qualquer campanha de sucesso, seja ela online ou offline.

2. Estratégia, planejamento e metas: Depois de mapear os ambientes, é hora de planejar toda a estratégia da campanha. É aqui que você deve listar e organizar todas as informações importantes para o seu negócio, assim como o que é relevante e atraente para o seu cliente.

3. Criação dos materiais: Após o planejamento, sua tarefa é colocar a mão na massa com as ações de marketing que serão usadas, como por exemplo, imagens, textos, landing pages, blog, e configurar as ferramentas que já foram definidas na estratégia.

4. Publicação dos materiais: Aqui você começa a se comunicar com o mercado e colocar à prova a sua estratégia de marketing. O primeiro passo é colocar online as ferramentas que você usará, como site e blog, e depois iniciar a publicação dos materiais.

5. Analisar os resultados: Coletar e analisar os resultados é fundamental para que consiga entender quais foram os pontos fortes e fracos da sua campanha a fim de otimizar a próxima e tornar o ciclo cada vez mais rentável para o seu negócio. Lembre-se de que o que não é medido, não é gerenciado.

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