Senac

Rio Grande do Sul

Artigo

O grande desafio do gerenciamento de resíduos

por Cristiano Loreto - Administração de Empresas

No princípio, as empresas precisavam se preocupar apenas com a eficiência de seus sistemas produtivos. Na década de 60, essa foi a mentalidade da prática administrativa das organizações, refletindo assim mercados e recursos limitados. Porém, com o passar dos anos, observou-se que essa noção estava equivocada e que as empresas tinham papel fundamental no processo de preservação do meio ambiente. Surgiu assim a variável ecológica como diferencial competitivo em suas estratégias.

Com essa recente preocupação por parte das empresas, o meio ambiente é um tema que ganha as ruas, os auditórios, a imprensa e passa a fazer parte do vocabulário dos políticos, empresários, administradores e da sociedade organizada. O Meio Ambiente sempre nos serviu como fonte de Recursos, pois a produção de bens e serviços que atendam às necessidades humanas requer recursos ou processos de produção, dos quais o trabalho e os recursos naturais sempre estiveram presentes em abundância.

Os recursos naturais são bens e serviços primários dos quais todos dependem. Sendo assim, produzir é converter ou transformar bens e serviços para sanar as necessidades e desejos das pessoas. Contudo o mesmo Meio Ambiente acaba sendo recipiente de grande parte dos resíduos gerados pela população, afinal todo ser vivo retira recursos do meio natural para sua sobrevivência e assim também devolve os restos; essas sobras são denominadas genericamente de poluição. A poluição em geral é um grande problema para o planeta, e a percepção dos seus malefícios deu-se de forma gradativa ao longo dos anos.

Primeiramente, a poluição era comum nas proximidades de indústrias geradoras de resíduos em grandes quantidades, porém, pode-se observar que ela foi se alastrando além das fronteiras até se tornar um problema de proporções planetárias. Assim, precisamos entender e conscientizar que a destinação de resíduos industriais e outros são da responsabilidade dos seus gestores, e os impactos adversos de uma disposição inadequada de resíduos sólidos de qualquer origem não se resumem apenas à poluição do solo, mas sim à contaminação de todo ecossistema.

Serviços
Institucional
Contato
Top of mind 2018
Top de marketing ADVB 2018
Great Place to Work 2018
Top Ser Humano 2018
Melhores em Gestão 2018