Senac

Rio Grande do Sul

Artigo

A profissão Corretor de Imóveis

por Alexandre Barcellos - Docente do Senac Carazinho

O corretor de imóveis, também conhecido como corretor imobiliário, é o profissional que faz a intermediação durante a transação de um imóvel que pode ser urbano ou rural. Cabe ao corretor apresentar aos compradores o imóvel que será negociado, disponibilizando as informações necessárias para que a venda seja efetuada.

No Brasil, somente o corretor de imóveis é autorizado a intermediar as transações imobiliárias, como estabelece a legislação que regulamenta a profissão. Mas não é apenas a determinação legal que faz este profissional ser essencial na hora em que pessoas querem comprar, vender, ou alugar um imóvel.

O corretor de imóveis é um profissional pronto para compreender as necessidades das pessoas quando estas vão em busca de um imóvel. Cada vez mais qualificado, ele vai usar seus conhecimentos para orientar, fornecer com clareza informações precisa, alertar sobre qualquer risco, tornando a negociação mais segura.

O corretor de imóveis exerce na atualidade as funções de consultor imobiliário e lida com um dos maiores sonhos das pessoas: ter a casa própria. Por esse e outros motivos, o trabalho de negociações imobiliárias deve ser encarado, também, como uma função social.

Contudo, para isso, faz se necessário que seja um profissional muito bem preparado e ainda, o mais completo possível, como parte de uma conduta profissional que prioriza uma carreira pautada na excelência.

Uma das várias características necessárias para ser um corretor de imóveis é ter aptidão e o gosto por vendas. O trabalho deste profissional fica muito mais fácil se ele possuir carisma, bom humor, raciocínio espacial aguçado, paciência e aptidão para relacionar-se com o público, dedicação, argumentação e capacidade de convencimento, boa aparência e manter-se bem informado.

As principais atividades de um corretor de imóveis são: organização da compra, locação, permuta, venda e incorporação de imóveis, reunião dos documentos que serão usados na negociação, apresentação de imóveis para visitação do público e a intermediação da negociação.

O corretor pode trabalhar em empresas imobiliárias, construtoras, cartórios de registros de imóveis, empresas de loteamento e planejamento imobiliário.

O salário do corretor de imóveis não é fixo, visto que é baseado em comissões. Isto equivale dizer que o salário do corretor varia de acordo com a quantidade e o tamanho do que for vendido.

A profissão de corretor exige esforço, comprometimento e dedicação, porém com um diferencial muito grande, pois é uma profissão muito promissora, tendo cada vez mais destaque no mundo e segundo algumas pesquisas, a profissão de corretor de imóveis estará entre as cinco melhores profissões do futuro.

O corretor de imóveis tem a oportunidade de ter rendimentos que poucas profissões podem oferecer, porém depende de como cada profissional administra o seu tempo. As comissões variam de 6% a 8%, portanto o ganho deste profissional depende exclusivamente dos seus conhecimentos e da sua competência em aproveitar as oportunidades que surgem no mercado a todo instante. Por exemplo, em um mês, o corretor que vender um único imóvel no valor de 1 milhão de reais, receberá por conta desse trabalho o valor de R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais).

Além dos bons rendimentos, o pequeno período para se formar tem atraído profissionais com outras formações. Os cursos são de até de dois anos no máximo. O mercado imobiliário ainda abre as portas para qualquer tipo de profissional, desde advogados, engenheiros, bancários e até aposentados.

Ser corretor de imóveis é participar de um ramo consolidado, maduro e cheio de oportunidades de crescimento.

Serviços da escola
Serviços do Senac-RS
Acessos
Serviços
Institucional
Contato
Top of mind 2018
Top de marketing ADVB 2018
Great Place to Work 2018
Top Ser Humano 2018
Melhores em Gestão 2018