Senac

Rio Grande do Sul

Artigo

Estude inglês e conecte-se com o mundo

por Fernanda Giacomelli - Docente do Senac Carazinho

Quer aprender inglês, mas não sabe como fazer, como começar ou se consegue? Eis algumas dicas para auxiliar quem está começando e também quem já está estudando. Muitas são óbvias, mas várias vezes não nos lembramos delas: 


•    Procure uma escola ou um professor para ser seu mentor. Busque alguém que possa ser seu guia, que possa dar informações para que você tenha um plano de estudos organizado e consistente. Essa pessoa poderá orientar você durante o processo de aprendizado. 
•    Imersão no idioma: ouvimos a palavra imersão e pensamos que é necessário viajar para um país que fale inglês, mas a maioria das pessoas não pode fazer isso. A imersão pode ser feita no dia a dia, quando nos colocamos em situações em que tenhamos o máximo contato com a língua possível. 
•    Músicas: não se contente em apenas ouvir a música, busque as letras em inglês e acompanhe a canção. 
•    Assista filmes com áudio original. Após um tempo, tente usar legendas em inglês sempre que possível (a princípio você não vai entender tudo ou grande parte, mas o importante é entrar em contato com a língua). Você aprendeu português, primeiramente, ouvindo. 
•    Ler em inglês (não é necessário que sejam livros, podem ser notícias, quadrinhos ou até mesmo simples propagandas). Se você tiver acesso a livros com áudio, melhor. Através da leitura, você aprende a grafia correta das palavras e ainda acaba acostumando-se com o vocabulário e assimilando-o. 
•    Está fazendo algo e a TV está ligada? Escolha um canal de notícias em inglês. Assista canais do YouTube com áudio em inglês. O foco inicial não é entender, mas sim treinar o ouvido. O cérebro está sempre assimilando algo. 
•    Para praticar a escrita, arrume um amigo online que fale inglês e mande mensagens. Escreva frases sobre o seu dia, sobre o que você fez. Comece com pequenas frases e aos poucos vá evoluindo para frases maiores e textos. 
•    Envolva-se no inglês: deixa as configurações do computador, do celular ou outros dispositivos em inglês. Faça buscas em inglês ao usar a internet. Mande mensagens aos colegas do curso em inglês. 
•    Somente as aulas do curso ou professor particular não adiantam: um curso ou um professor são muito importantes, mas eles são seus guias, não fazem milagres. Você é responsável pelo esforço. Estude cinco minutos por dia. O cérebro se condiciona a aprender e querer coisas novas. 
•    Caderno de vocabulário: mantenha um caderno ou use algum aplicativo do celular para anotar expressões novas, vocabulário novo, frases prontas. Está ouvindo música e aprendeu algo novo, registre. Está assistindo filme, anote coisas novas que você aprendeu. Lembre-se: é necessário rever essas anotações periodicamente. 
•    Estabeleça metas: defina o que você quer saber ou conseguir fazer após seis meses ou um ano. As metas servem para descobrir o que você alcançou. Estabeleça um número de palavras ou expressões a aprender, por dia ou por semana. 
•    Fale sozinho em inglês: pode parecer estranho, até mesmo loucura, mas procure descrever o que está vendo, o que está fazendo. Dessa forma é mais fácil acostumar-se a pensar em inglês e quando houver uma interação real você estará mais preparado. Por exemplo, escolha um objeto e tente descrevê-lo usando o maior vocabulário possível em inglês. Durante o banho, relate em voz alta o que você fez durante o dia. 
•    Repita o que ouvir (desta forma você terá trabalhado duas habilidades – escuta e fala). Achou interessante uma palavra ou expressão em um filme, repita. Você estará praticando a pronúncia, além de acostumar o ouvido com sua voz falando a nova língua. 
•    Faça exercícios: eles são o toque final no aprendizado. Os exercícios ajudam, muitas vezes, a entender a aplicação do idioma em exemplos práticos. 
•    Tenha confiança. Acredite que você é capaz. Não tenha pensativos negativos sobre a língua inglesa. 
•    Não tenha medo ou vergonha de errar. Aprendemos mais rápido quando erramos, pois dificilmente voltamos a repetir o erro. Todos erram algo, em algum momento da vida. É isso que faz com que as pessoas evoluam.

 

Serviços da escola
Serviços do Senac-RS
Acessos
Serviços
Institucional
Contato
Top of mind 2018
Top de marketing ADVB 2018
Great Place to Work 2018
Top Ser Humano 2018
Nós apoiamos o Pacto Global
Melhores em Gestão 2018