Dia do Hoteleiro
por Raquel Bueno Thofehrn - Professor do Senac Tramandaí
Dia 9 de Novembro é comemorado o Dia do Hoteleiro. Esta data homenageia todos os trabalhadores que têm a função de oferecer uma excelente qualidade de serviços para os hóspedes e visitantes nos hotéis, pousadas, resort, flat, etc, agindo assim com hospitalidade e profissionalismo. Sendo assim, o Dia do Hoteleiro é destinado a todos os profissionais que atuam na área, desde camareiras, recepcionistas, consierges, gerentes, copeiros, administradores, proprietários, etc.
Em 9 de novembro de 1936, no Rio de Janeiro, aconteceu o primeiro congresso da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), onde foi escolhida a data para homenagear os profissionais da área.
Hoje a indústria hoteleira é um dos seguimentos mais sólidos do mercado do turismo brasileiro. Um mercado onde existe um rápido retorno de emprego e renda, dando a possibilidade de vários nichos de mercado, dentre eles, os seguimentos de alimento e bebidas (A&B), recreação, lazer, hospedagem e até mesmo a Hotelaria Hospitalar.
A Hotelaria Hospitalar é indicada para a área da saúde, ou seja, hospitais, porém com o contexto da hospitalidade, visando uma gestão com foco nos processos dentro das normas hospitalares.
Segundo o Ministro do Turismo Marcelo Álvaro Antônio, atualmente, nossa hospitalidade é aprovada por mais de 98% dos turistas que visitam nosso País, muito em função da forma que nossos profissionais os tratam, mostrando o melhor dos estabelecimentos e destinos para nossos visitantes.
A Hotelaria no Rio Grande do Sul, juntamente com o turismo, tem uma busca ampla em cidades onde o turismo é bastante visado, como a Serra Gaúcha e Litoral.
No litoral Norte do Rio Grande de Sul, em Tramandaí por exemplo, sabemos que é uma praia muito frequentada por moradores da região metropolitana e Vale dos Sinos, movimentando, assim, a hotelaria da cidade.